O que o Brasil pode aprender com as Coreias?

No mês passado, escrevi nesse espaço sobre o projeto Maddison, que busca gerar séries longas de pib per capita para diversos países do mundo. No pacote maddison, disponível no R, dei destaque para a diferença de crescimento das duas Coreias.

O pessoal do Instituto Millenium se interessou pela iniciativa e acabou gravando um podcast comigo, que ficou bem legal. A ideia foi verificar o que o Brasil pode aprender com o exemplo (didático) das duas Coreias, em particular em relação à abertura comercial. Como todos sabem, o Brasil ainda é um dos países mais fechados do mundo, mesmo mais de 30 anos após o fracasso do modelo de substituição de importações. Vocês podem conferir a matéria e o podcast aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Shiny + Agentes de IA: como criar aplicativos web inteligentes

A combinação de interfaces de usuário interativas com o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) está abrindo um universo de possibilidades. Imagine criar um aplicativo web que não apenas exibe dados, mas também conversa com o usuário, respondendo a perguntas complexas com base em uma base de conhecimento específica. Usando Shiny para Python e ferramentas de IA como as do Google, isso é mais acessível do que nunca.

Criando um Assistente de Pesquisa com LangGraph

O exercício utiliza o LangGraph para criar personas fictícias de analistas econômicos, entrevistá-las com um especialista fictício e, a partir dessas interações, gerar relatórios técnicos usando LLMs, buscas na web e execução paralela.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.