O que o Brasil pode aprender com as Coreias?

No mês passado, escrevi nesse espaço sobre o projeto Maddison, que busca gerar séries longas de pib per capita para diversos países do mundo. No pacote maddison, disponível no R, dei destaque para a diferença de crescimento das duas Coreias.

O pessoal do Instituto Millenium se interessou pela iniciativa e acabou gravando um podcast comigo, que ficou bem legal. A ideia foi verificar o que o Brasil pode aprender com o exemplo (didático) das duas Coreias, em particular em relação à abertura comercial. Como todos sabem, o Brasil ainda é um dos países mais fechados do mundo, mesmo mais de 30 anos após o fracasso do modelo de substituição de importações. Vocês podem conferir a matéria e o podcast aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise regional do mercado de trabalho com dados do CAGED usando Python

Os microdados dos CAGED fornecem informações detalhadas a nível de cidade, sexo, raça, nível de instrução, idade, salário e outras sobre os trabalhadores formais do Brasil, possibilitando ricas análises regionais de dados. Neste artigo mostramos como acessar, processar e analisar estes dados utilizando o Python.

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.