Coletando dados de ações, FII, FIDICS, ETFs e BDRs com o pacote {rb3}

O acesso a dados em geral tem se tornado cada mais simples nos últimos tempos e essa questão também engloba os dados financeiros e econômicos. A B3 é conhecida como a principal Bolsa de Valores do Brasil, e em seu site disponibiliza diversos dados, entretanto, para quem ainda é iniciante neste mundo, ainda pode encontrar dificuldades em baixar, bem como automatizar todo processo de obtenção. Para tanto, foi criado o pacote {rb3}, criado por Wilson Freitas e Marcelo S. Perlin com o intuito de tornar o trabalho mais simples. Neste post, apresentaremos apenas uma parte dos dados que podemos importar com o pacote, buscando dados de ações, FIIs, FIDICs, ETFs e BDRs.

Para retirar os dados é simples: importamos os pacotes necessários e utilizamos a função cotahist_get(), que possibilita baixar as cotações históricas completas de diversos tipos de ativos em determinado dia. É possível especificar se a partir da data de escolha, será realizado a importação do dia, do mês e do ano em diante.

Salvamos os dados no objeto ch, que conterá as informações de preços históricos de todos os ativos disponibilizados com diversas informações em formato de lista.

Para tornar o processo de manipulação simples, foi criado funções extracts, que permitem extrair informações da lista referente aos ativos desejados. Abaixo, mostramos as funções de extração.

É extremamente simples obter os dados, não? Agora, podemos visualizar e realizar uma análise. Abaixo, escolhemos os dados de ETFs para calcular o retorno do período para todos os ativos. Em seguida, separamos os cinco melhores retornos e os cinco piores retorno e visualizamos através de um gráfico de coluna.


__________________________________________________

Quer saber mais?

Veja nossos cursos da trilha de Finanças Quantitativas.

_________________________________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.