Gerenciando Dados

O usuário pode desejar realizar alterações no banco de dados e qualquer mudança pode ser feita utilizando os comandos INSERT, DELETE e UPDATE. No post de hoje, mostraremos alguns exemplos com esse comandos.

INSERT

Em um Banco de Dados Relacional, os dados apenas existem se o banco de dados recebe os registros. Isso pode ser feito utilizando o comando INSERT. Com o comando é necessário somente selecionar o campo onde se deseja inserir os dados e o resto dos dados serão nulos ou utilizaram um valor padrão.

Vamos criar uma tabela com o nome de CLIENTES pertencente ao banco de dados padaria. Com o INSERT podemos adicionar os dados da seguinte forma:

Acima estamos adicionando dentro da tabela CLIENTES, nas colunas PRIMEIRO_NOME e SOBRENOME os valores "Luiz" "Barbosa". Veja que especificamos os valores na mesma ordem que especificamos as colunas.

Após isso, podemos executar SELECT * FROM CLIENTES para confirmar as mudanças,  e nos resultados vemos que as colunas que não foram especificadas no comando tiveram valores nulos inseridos.

Múltiplos INSERTs

É possível adicionar diversos valores em uma só execução com o INSERT, por exemplo:

Além disso, é possível inserir valores utilizando o resultado de uma consulta com o comando SELECT:

DELETE

Ao contrário de INSERT, é possível utilizar o comando DELETE para apagar valores:

O comando acima deleta toda a tabela CLIENTES

É possível especificar as informações que devem ser excluídas:

UPDATE

O comando UPDATE modifica os registros existentes. Se nós desejamos atualizar os valores da coluna EMAIL para maiúsculo, é possível utilizar o comando.

Realizamos várias operações separando por vírgula as colunas utilizadas.

DROP

Se desejar remover uma tabela inteira de um banco de dados, é só utilizar o comando DROP.

____________________________________________________

Quer aprender mais?

Veja nosso curso de SQL para Economia e Finanças, onde ensinamos todo o processo para aqueles que desejam entrar na área. O curso faz parte da trilha Ciência de Dados para Economia e Finanças.

_________________________________________

Referências

Nield, Thomas. Getting Started with SQL: A Hands-On Approach for Beginners. O'Reilly Media, Inc., 2016.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Ancoragem de Expectativas da Inflação no Brasil: uma avaliação utilizando a linguagem de programação R

Expectativas ancoradas significam que a inflação permanece próxima da meta mesmo após choques relevantes, tornando menos custosa a atuação do Banco Central no combate a pressões inflacionárias. Neste exercício, analisamos diferentes medidas para avaliar a ancoragem das expectativas no Brasil, utilizando a linguagem de programação R como ferramenta para a construção desse exercício, realizando a coleta, tratamento, cálculos e visualização dos resultados.

Como fazer previsões para a inflação desagregada medida pelo IPCA?

Neste artigo investigamos se a previsão desagregada da inflação é capaz de gerar previsões mais acuradas do que a previsão agregada. Utilizamos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como medida de interesse, aplicando um modelo simples e um modelo de passeio aleatório para comparação. Todo o processo pode ser feito de maneira automatizada utilizando a linguagem de programação R.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.