Construindo relatórios econômicos com o Python

O Python é uma ferramenta muito útil para a criação de análise de dados, principalmente os econômicos, e uma etapa importante do processo encontra-se na comunicação dos resultados. No post de hoje, mostraremos como criar relatórios econômicos com o Python.

A criação de relatórios reside na constituição dos resultados dos códigos produzidos, e para tanto, é necessário ter um objeto de estudo econômico (por exemplo, um indicador econômico específico), passando por todo o processo de análise de dados:

  • Coleta e importação
  • Tratamento
  • Visualização
  • Modelagem (se houver)
  • Comunicação (criação do relatório)

Iremos focar somente na última etapa, de criação do relatório, tomando como pronto todas as etapas anteriores. Para tanto, usaremos uma análise do IPCA para constituir o relatório.

Mas como criar o relatório? Para isso é possível utilizar o Quarto, software produzido pela POSIT (antiga Rstudio), que possibilita a criação de documentos pdf, docx, epub, blog, site e diversos outros formatos a partir de arquivos produzidos pelo próprio Quarto e mesmo por um notebook.

Quarto

Como baixar o Quarto

O Quarto pode ser utilizado com diferentes linguagens e também por meio de diversos IDEs: VS Code; Rstudio; Jupyter e Text Editor, neste post, ensinaremos a utilizar o aplicativo através do VS Code.

VS Code

Com o VS Code, é necessário utilizar o Marketplace do software para instalar e integrar o Quarto. Dentro da aba do Marketplace, é só realizar a pesquisa por Quarto e clicar em "Install".

Quarto e o arquivo. qmd

O script criado pelo Quarto possui o formato .qmd, e seu layout possui uma configuração YAML, um corpo de texto escrito em Markdown e os respectivos blocos de códigos sendo criados por meio do R, Python e Julia.

Abaixo, temos a criação de um arquivo no forma .qmd e seus componentes, representando a análise do IPCA.

A primeira parte de cima, separada por traços, é chamada de cabeçalho YAML, nesse local é inserido toda a configuração do documento produzido e seus elementos, desde o título até o formato do resultado renderizado. Para o caso do PDF, é necessário instalar o tinytex no VS Code, utilizando o código quarto install tool tinytex

Em seguida, é construído o texto do documento, no qual segue os princípios do Markdown.

E por fim, há a criação do bloco de código chamado de Chunk. Em cada bloco é possível escolher uma linguagem diferente (dependendo do IDE é possível criar relatórios com R e Python em conjunto!). No caso abaixo, criamos a análise a partir do Python e em cada bloco realizamos os procedimentos de criação do código: Importando as bibliotecas; Coletando os dados; Tratamento e Visualização.

Para obter entender todo o processo listado acima, com os códigos e video-aula, faça parte do Clube AM, o repositório de código da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

O resultado será um documento igual o abaixo:

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Dashboard Financeiro com IA e Shiny Python: Análise de Dados Abertos da CVM

Este artigo apresenta um tutorial completo sobre como construir uma ferramenta de análise financeira de ponta. Utilizando Shiny for Python, demonstramos a automação da coleta de dados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) da CVM e o tratamento dessas informações com Pandas. O ponto alto do projeto é a integração da IA Generativa do Google Gemini, que atua como um assistente de análise, interpretando os dados filtrados pelo usuário e fornecendo insights contábeis e financeiros em tempo real. O resultado é um dashboard dinâmico que democratiza a análise de dados complexos e acelera a tomada de decisão.

Econometria, ML ou IA para previsão da PMS?

Prever a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) é um desafio por natureza: trata-se de uma série mensal, sujeita a volatilidade e choques que vão de fatores sazonais a mudanças estruturais no setor. Para enfrentar esse problema, realizamos um exercício de comparação entre três abordagens de modelagem: econometria tradicional (ARIMA), machine learning (XGBoost) e inteligência artificial (TimeGPT).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.