Aplicação de PCA em finanças usando o R

A análise de componentes principais ou Principal component analysis, consiste em uma técnica popular que visa reduzir a dimensionalidade de um conjunto de variáveis. No post de hoje, iremos realizar uma aplicação da técnica em finanças utilizando o R.

O objetivo do uso da análise de componentes principais consiste em reduzir um número significante de variáveis que explicam uma variável resposta, de forma a encontrar a variabilidade em torno de cada variável latente, isto é, uma variável "oculta" que explica a variável resposta.

A partir disso é possível compreender quais as variáveis latentes, isto é, quantos fatores de risco representam a variabilidade de um conjunto de ações ou índices de investimentos.

Vejamos a aplicação utilizando o R. Selecionamos 6 ações, 3 compreendendo o setor de tecnologia e 3 o setor de financeiro. Ao aplicar o PCA, vemos o primeiro componente principal explica 54,19% da variabilidade dos retornos. Pelo gráfico abaixo, fica fácil de perceber que o PCA1 é apenas uma proxy do risco de mercado.

A construção de todos os procedimentos para a criação dos gráficos abaixo você pode obter fazendo parte do Clube AM, o repositório especial de códigos da Análise Macro.

 

Além disso, fica fácil perceber a relação dos fatores entre os ativos. Isso pode permitir o avanço na construção de uma carteira diversificada.

_____________________________________

Quer saber mais?

Veja nossa trilha de cursos de Finanças Quantitativas.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente Analista Financeiro com LangGraph e Dados da CVM

Este post apresenta a construção de um sistema multiagente para análise financeira automatizada com LangGraph. A partir dos dados das demonstrações contábeis da CVM, mostramos como agentes especializados podem interpretar perguntas, consultar bancos de dados e gerar análises financeiras, simulando o trabalho de um analista.

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.