Analisando as Contas Nacionais Trimestrais no Python

As Contas Nacionais Trimestrais refletem os dados sobre a geração, distribuição e uso da renda no País. Com ela, é possível avaliar o PIB e seus componentes ao longo do tempo. No post de hoje, vamos avaliar o CNT no Python.

O CNT é construído pelo IBGE, que reúne e calcula os valores do PIB e de seus componentes a cada trimestre. O interessante é que os dados do CNT podem ser obtidos através do Sidra, o repositório de dados do IBGE.

Para importar o CNT é necessário ter as tabelas e configurar os parâmetros que se deseja para obter os dados. As tabelas utilizadas aqui foram as 1620 e 1621. Para realizar o procedimento de extração, foi utilizado a biblioteca sidrapy do Python. Além da obtenção dos dados, fora realizado diversos tratamentos, bem como o calculo de variações do PIB e seus componentes.

Para entender como foi criado os gráficos abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

Vejamos abaixo as variações do PIB:

No gráfico acima, é possível analisar todas as variações construídas por meio de cálculos usando o pandas no Python. Através delas, é possível verificar as elevações e quedas do PIB do país desde 1998 até o terceiro trimestre de 2022. Cada variação tem um significado importante, pois permitem avaliar efeitos imediatos e passados.

Outra forma interessante de avaliar o PIB é através de seus componentes. Vejamos para cada tipo de variação, os seus respectivos resultados para os componentes, tomando como base o terceiro trimestre de 2022.

Variação Marginal

Variação Interanual

Variação Anual

Variação Acumulada no ano

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como coletar dados do Eurostat usando a API com o Python?

Neste artigo mostramos como pesquisar e como coletar os dados do portal Eurostat através do sistema de API usando a linguagem Python. Este processo permite automatizar rotinas de extração de dados, eliminando trabalho manual e repetitivo de atualização de bases de dados econômicos.

Estimando a volatilidade da taxa de câmbio

O que é Volatilidade? Como podemos calcular essa métrica? Este artigo apresenta uma breve introdução à volatilidade, descreve como podemos calcular a volatilidade utilizando Modelos de Volatilidade Condicional e demonstra a aplicação prática dessa abordagem para estimar a volatilidade da taxa de câmbio BRL/USD por meio da linguagem de programação Python.

Como analisar o Núcleo de Inflação no Brasil usando Python?

O Python se destaca como uma ferramenta robusta para análise de dados, permitindo a aplicação de uma ampla gama de técnicas em dados econômico-financeiros. Neste exercício, destacamos como a linguagem oferece uma facilidade muito grande na coleta de dados dos núcleos do IPCA diretamente do site do Banco Central, na manipulação eficiente desses dados e na construção de gráficos que facilitam a compreensão dos indicadores.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.