Efeito da Taxa de Juros sobre o crédito direcionado

O crédito direcionado é uma modalidade de crédito em que os recursos são destinados a setores específicos da economia, e o seu custo é afetado por alterações da Taxa Selic. No post de hoje, vamos verificar essa relação usando o R.

Crédito Direcionado

O crédito direcionado é uma modalidade de crédito em que os recursos são destinados a setores específicos da economia, por meio de políticas públicas ou regulamentações governamentais. No Brasil, o crédito direcionado é utilizado principalmente para financiar investimentos em infraestrutura, habitação, agricultura, entre outros setores considerados prioritários.

Selic

A taxa Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira, estabelecida pelo Banco Central do Brasil. Um dos principais canais de transmissão da politica monetário se dá por meio da Taxas de juros, que impacta o custo do crédito, e portanto, a demanda por crédito.

Efeito da Selic sobre o Crédito Direcionado

Quando a taxa Selic está alta, os juros do crédito direcionado tendem a ser mais elevados, o que pode diminuir a demanda por essa modalidade de crédito. Por outro lado, quando a taxa Selic está baixa, os juros do crédito direcionado tendem a ser mais baixos, o que pode estimular a demanda por essa modalidade de crédito e impulsionar o investimento nos setores beneficiados por essas políticas de crédito.

Para entender como foi criado o gráfico e a regressão abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

Podemos verificar visualmente essa relação por meio do gráfico abaixo. É possível visualizar as variações mensais da Taxa média mensal de juros das operações de crédito com recursos direcionados. Em cada sombra cinza, é o período de ocorrência da decisão do Copom pelo aumento da Meta Selic.

É possível perceber que a tendência de aumento da série é posterior ao aumento da Meta Selic, principalmente em 2013/2014; 2015/2016 e 2021/2022.

Propõe-se estimar o efeito das defasagens da Selic sobre a taxa média mensal de juros das operações de créditos com recursos direcionados, bem como o efeito da inadimplência e suas defasagens, por meio de uma regressão linear via MQO.

Vejamos o resultado da regressão abaixo:

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Dashboard Financeiro com IA e Shiny Python: Análise de Dados Abertos da CVM

Este artigo apresenta um tutorial completo sobre como construir uma ferramenta de análise financeira de ponta. Utilizando Shiny for Python, demonstramos a automação da coleta de dados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) da CVM e o tratamento dessas informações com Pandas. O ponto alto do projeto é a integração da IA Generativa do Google Gemini, que atua como um assistente de análise, interpretando os dados filtrados pelo usuário e fornecendo insights contábeis e financeiros em tempo real. O resultado é um dashboard dinâmico que democratiza a análise de dados complexos e acelera a tomada de decisão.

Econometria, ML ou IA para previsão da PMS?

Prever a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) é um desafio por natureza: trata-se de uma série mensal, sujeita a volatilidade e choques que vão de fatores sazonais a mudanças estruturais no setor. Para enfrentar esse problema, realizamos um exercício de comparação entre três abordagens de modelagem: econometria tradicional (ARIMA), machine learning (XGBoost) e inteligência artificial (TimeGPT).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.