A Argentina está em uma crise econômica desde 2018, quando Macri era o presidente do país, por motivos diversos e complexos. O estopim da crise foi o corte de crédito internacional para o governo argentino, o que gerou, dentre outras consequências, uma crise cambial que desvalorizou o peso argentino frente ao dólar significativamente. Em meio a esta situação, soma-se a crise da pandemia da Covid-19, a partir de 2020, que agravou ainda mais a situação do país vizinho.
Aprenda a coletar, processar e analisar dados econômicos e financeiros no curso de Análise de Conjuntura usando Python.
O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina1, com participação em torno de 24% no total de importações do país. Já na pauta de exportação brasileira, o país vizinho sempre esteve entre os três parceiros mais relevantes, com uma participação oscilando em torno de 7,8% desde o início da crise. Outros parceiros relevantes são China e Estados Unidos.
Com o início da crise na Argentina, o Brasil reduziu significativamente suas vendas externas de mercadorias para o país vizinho, em -36% no acumulado de 2019 até novembro em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos absolutos foram US$ 5,12 bilhões a menos de exportações neste período. Este quadro melhorou bastante nos anos consecutivos, atingindo um aumento de 40% (US$ 10,7 bilhões) das exportações brasileiras para a Argentina em 2021.
Com reflexo da situação econômica, a Argentina vem diminuindo sua participação na pauta de exportações do Brasil. No início da crise, 10,7% das exportações brasileiras tinham como destino o país vizinho, caindo para 8% em 2023, considerando o acumulado do ano até novembro em relação ao mesmo período do ano anterior.
O gráfico abaixo (gif animado) ilustra essa evolução, apresentando as variações das exportações brasileiras para os 10 principais parceiros comerciais de destino, em variação percentual e absoluta, ambas em relação ao mesmo período do ano anterior. A área dos círculos representa a participação de cada país na pauta de exportações do Brasil.
Para obter o código deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.
Conclusão
Neste artigo, analisamos brevemente a evolução recente das exportações do Brasil, com ênfase para a Argentina, um grande parceiro comercial na pauta de exportações que está em crise econômica desde 2018.
Quer aprender mais?
Clique aqui para fazer seu cadastro no Boletim AM e baixar o código que produziu este exercício, além de receber novos exercícios com exemplos reais de análise de dados envolvendo as áreas de Data Science, Econometria, Machine Learning, Macroeconomia Aplicada, Finanças Quantitativas e Políticas Públicas diretamente em seu e-mail.
Referências
BANCO CENTRAL DO BRASIL (2019). Evolução recente da balança comercial. Estudo Especial nº 66/2019.