Analisando a crise Argentina e as exportações do Brasil com R

A Argentina está em uma crise econômica desde 2018, quando Macri era o presidente do país, por motivos diversos e complexos. O estopim da crise foi o corte de crédito internacional para o governo argentino, o que gerou, dentre outras consequências, uma crise cambial que desvalorizou o peso argentino frente ao dólar significativamente. Em meio a esta situação, soma-se a crise da pandemia da Covid-19, a partir de 2020, que agravou ainda mais a situação do país vizinho.

Aprenda a coletar, processar e analisar dados econômicos e financeiros no curso de Análise de Conjuntura usando Python.

O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, com participação em torno de 24% no total de importações do país. Já na pauta de exportação brasileira, o país vizinho sempre esteve entre os três parceiros mais relevantes, com uma participação oscilando em torno de 7,8% desde o início da crise. Outros parceiros relevantes são China e Estados Unidos.

Com o início da crise na Argentina, o Brasil reduziu significativamente suas vendas externas de mercadorias para o país vizinho, em -36% no acumulado de 2019 até novembro em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos absolutos foram US$ 5,12 bilhões a menos de exportações neste período. Este quadro melhorou bastante nos anos consecutivos, atingindo um aumento de 40% (US$ 10,7 bilhões) das exportações brasileiras para a Argentina em 2021.

Com reflexo da situação econômica, a Argentina vem diminuindo sua participação na pauta de exportações do Brasil. No início da crise, 10,7% das exportações brasileiras tinham como destino o país vizinho, caindo para 8% em 2023, considerando o acumulado do ano até novembro em relação ao mesmo período do ano anterior.

O gráfico abaixo (gif animado) ilustra essa evolução, apresentando as variações das exportações brasileiras para os 10 principais parceiros comerciais de destino, em variação percentual e absoluta, ambas em relação ao mesmo período do ano anterior. A área dos círculos representa a participação de cada país na pauta de exportações do Brasil.

Para obter o código deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

Conclusão

Neste artigo, analisamos brevemente a evolução recente das exportações do Brasil, com ênfase para a Argentina, um grande parceiro comercial na pauta de exportações que está em crise econômica desde 2018.

Quer aprender mais?

Clique aqui para fazer seu cadastro no Boletim AM e baixar o código que produziu este exercício, além de receber novos exercícios com exemplos reais de análise de dados envolvendo as áreas de Data Science, Econometria, Machine Learning, Macroeconomia Aplicada, Finanças Quantitativas e Políticas Públicas diretamente em seu e-mail.

Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL (2019). Evolução recente da balança comercial. Estudo Especial nº 66/2019.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Estimando a volatilidade da taxa de câmbio

O que é Volatilidade? Como podemos calcular essa métrica? Este artigo apresenta uma breve introdução à volatilidade, descreve como podemos calcular a volatilidade utilizando Modelos de Volatilidade Condicional e demonstra a aplicação prática dessa abordagem para estimar a volatilidade da taxa de câmbio BRL/USD por meio da linguagem de programação Python.

Como analisar o Núcleo de Inflação no Brasil usando Python?

O Python se destaca como uma ferramenta robusta para análise de dados, permitindo a aplicação de uma ampla gama de técnicas em dados econômico-financeiros. Neste exercício, destacamos como a linguagem oferece uma facilidade muito grande na coleta de dados dos núcleos do IPCA diretamente do site do Banco Central, na manipulação eficiente desses dados e na construção de gráficos que facilitam a compreensão dos indicadores.

Propensity Score com Múltiplas Variáveis no R

O escore de propensão é provavelmente a maneira mais comum de agregar múltiplas variáveis de correspondência em um único valor que pode ser correspondido, ou seja, muito útil para a realização de pareamento.

O escore de propensão é a probabilidade estimada de que uma determinada observação teria sido tratada. A correspondência de escore de propensão muitas vezes significa selecionar um conjunto de observações de controle correspondidas com valores semelhantes do escore de propensão.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.