Como avaliar o retorno econômico de uma política de pública? Um exemplo usando Controle Sintético e a política Mãe-Paranaense

Introdução

O Governo do estado do Paraná instituiu a política “Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. O objetivo deste exercício é avaliar os impactos deste programa.  Usamos os dados de óbitos pelas categorias O e P do CID-10 para todos os municípios do Brasil entre 1996 e 2019, disponibilizados pelo Datasus. Para o método de avaliação, usamos Controle Sintético

Política Mãe-Paranaense

No Paraná, em 2012, foi implantado o Programa Rede Mãe Paranaense (PRMP), que tem entre seus objetivos a redução da mortalidade materno-infantil e a garantia do funcionamento da rede para esse grupo, em todo o Estado.

As estratégias utilizadas pelo PRMP para garantir uma rede de atenção materno-infantil com padrões de qualidade, organizada em todas as regiões com equidade e com mínima ocorrência de óbitos materno-infantis foram: melhorar a qualidade e a responsabilidade da assistência ao pré-natal, parto e puerpério; implantar e implementar a Linha Guia da Atenção Materno-Infantil; implantar a estratificação de risco em todos os níveis de atenção para a gestante e para a criança; vincular as gestantes aos hospitais de referência, conforme estratificação de risco; melhorar a assistência ao pré-natal de risco e o acompanhamento das crianças de risco menores de 1 ano; implementar transporte sanitário eletivo e de urgência para gestantes e crianças em situação de risco; disponibilizar exames de apoio e diagnóstico de pré-natal padronizados pela linha guia

Dados

Para verificar o impacto da intervenção política sobre a mortalidade materna e infantil, buscamos dados de óbitos pelas categorias O e P do CID-10 para todos os municípios do Brasil entre 1996 e 2019, disponibilizados pelo Datasus. Usamos o pacote basedosdados para importar os dados.  Os dados são tratados, isto é, calculado a soma dos munícipios para estados.

Cálculo do Retorno Econômico

Tempo

O tempo pode ser um fator crucial para a avaliação econômica de uma política. Afinal, impactos positivos daqui a 10 anos não tem o mesmo valor de impactos da mesma magnitude agora. Isso ocorre devido à taxa de desconto intertemporal que as pessoas têm. Por isso, é necessário criar um fluxo de caixa do projeto, utilizando uma taxa de desconto intertemporal para equilibrar os benefícios ao longo do tempo. Essa taxa de desconto é normalmente igualada à taxa de juros real. O que nos leva a dois conceitos importante:

- Valor presente (VP) - Calcula o benefício no futuro em valores atuais

- Valor futuro (VF) - Calcula o inverso do VP.Assim:

\begin{equation}
V P=\frac{V F}{(1+i)^{n}}
\end{equation}

Em que $I$ é a taxa de desconto e $n$ o número de períodos.

Portanto, para obtermos o benefício da política:

\begin{equation}
Bpol_{t_{0}}=B_{t_{0}}+\sum \frac{B_{t_{n}}}{(1+i)^{n}}
\end{equation}

Em que $B_{t_{0}}$ é o benefício inicial e B_{t_{n}} o benefício em cada período $t$.

O custo de um projeto vai além do seu custo contábil - o valor do recurso dispendido. A outra dimensão do custo é o custo de oportunidade. Basicamente, o custo de oportunidade mede o ganho que teríamos se não aplicasse a política. Por exemplo, se não investíssemos recursos em um programa específico, iriamos investir em outro e teríamos um benefício nisso.

Assim, o custo total também apresenta uma fórmula semelhante ao benefício:

\begin{equation}
Cpol_{t_{0}}=C_{t_{0}}+\sum \frac{C_{t_{n}}}{(1+i)^{n}}
\end{equation}

Em que $C_{t_{0}}$ é o custo inicial e C_{t_{n}} o benefício em cada período $t$.

Medidas importantes

Valor Presente Líquido - VPL

O Valor presente líquido retorna a diferença entre o valor presente do benefício pelo valor presente do custo. Se VPL > 0, então a política é viável economicamente.

\begin{equation}
VPL_{l} = Bpol_{t_{0}} - Cpol_{t_{0}}
\end{equation}

Taxa interna de retorno - TIR

É a taxa de oportunidade de investimento na política. Resumidamente, a TIR é a taxa de desconto intertemporal que iguala o benefício do projeto ao seu custo. Sua análise necessita de uma comparação base, chamada de taxa mínima de atratividade (TMA), que é, normalmente, a taxa de juros básica do mercado.

Se a TIR for maior que a TMA, o projeto é viável, dado que seu retorno é maior que o retorno mínimo.

Retorno Econômico

Para fins meramente práticos, iremos pré-estabelecer o valor de uma vida salva em 3 Milhões de reais.

O orçamento da política ao longo dos anos (2012-2019) foi (em milhões de reais):

30,23,51,43,83,251,153,112

Assim, façamos a avaliação de impacto e a avaliação econômica da intervenção.

Análise dos dados

Verificando o impacto do tratamento graficamente, foram destacados o Estado de interesse, o Paraná - PR e o ano em que o tratamento ocorreu, 2012.

 

Controle Sintético

Como não é possível verificar o impacto da política no Estado do Paraná, optou-se por construir Paraná sinteticamente utilizando os outros estados por meio de uma combinação linear.

O primeiro gráfico mostra que a variável de interesse do grupo de controle, no caso o estado do Paraná “sintético”, segue muito próxima de Paraná real. Após o tratamento, é possível verificar que a política teve impacto na redução da mortalidade materna e infantil do Estado, embora ele não seja tão significativo, o que é reforçado pelo segundo gráfico, que indica que, antes da política, a diferença entre os grupos era, em média, zero.

Em seguida, mostra-se quais unidades federativas fizeram parte do grupo de controle e qual o peso de cada uma delas.

kable(synthetic$w$Weights)
Main
AC 0.0000000
AL 0.0000000
AM 0.3730341
AP 0.0000000
BA 0.0000000
CE 0.0000000
DF 0.0000000
ES 0.0000000
GO 0.0000000
MA 0.0000000
MG 0.1330876
MS 0.0000000
MT 0.0000000
PA 0.0000000
PB 0.0000000
PE 0.0000000
PI 0.0000000
PR 1.0000000
RJ 0.0000000
RN 0.4669517
RO 0.0000000
RR 0.0000000
RS 0.0000000
SC 0.0000000
SE 0.0000000
SP 0.0940143
TO 0.0000000

Visto que a política teve impacto na redução do número de óbitos no Estado do Paraná, passa-se à avaliação econômica da intervenção

Custo da Política

Primeiramente, verifica-se o impacto causado pela política, ou seja, quantas vidas foram poupadas no período em que a política foi praticada e, em seguida, o número de vidas poupadas foi multiplicado por 3, de forma a se mensurar o valor de todas as vidas salvas anualmente.

Finalmente, o benefício da política foi colocado em uma tabela, de forma a permitir o cálculo do valor presente desse fluxo, sendo que o ano 1 corresponde ao ano de 2012.

Supondo uma taxa de desconto de 5%, calcula-se o valor presente do benefício da política: R$ 1342.303

Após, insere-se o fluxo de custo da política, dado pelo seu orçamento anual. E, então, calcula-se o valor presente do custo da política: R$ 776.5651

Verifica-se que o valor presente líquido da política é positivo, e, portanto, o impacto econômico da política também se justifica tendo em vista os benefícios gerados com a redução da mortalidade materna e infantil no Estado do Paraná.

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