Análise exploratória para modelagem preditiva no Python

Antes de desenvolver bons modelos preditivos é necessário organizar e conhecer muito bem os dados. Neste artigo, damos algumas dicas de recursos, como gráficos, análises e estatísticas, que podem ser usados para melhorar o entendimento sobre os dados usando Python.

Aqui vamos usar como exemplo um base de dados desenvolvida no curso de Previsão Macroeconômica usando Python e IA, tomando como objetivo de análise a variável da taxa de inflação, medida pelo IPCA.

Primeiro, carregamos as bibliotecas e a base de dados:

            ipca    ibc_br  ...  inpc  ipca_15
data                        ...               
2004-01-01  0.76 -0.011597  ...  0.83     0.68
2004-02-01  0.61  0.008685  ...  0.39     0.90
2004-03-01  0.47  0.118665  ...  0.57     0.40
2004-04-01  0.37 -0.042133  ...  0.41     0.21
2004-05-01  0.51 -0.012466  ...  0.40     0.54

[5 rows x 93 columns]

Dica 01: analise a evolução temporal dos dados

Será que os dados possuem alguma tendência? Algum valor extremo? Os dados são ruidosos ou suaves? Todas estas questões podem ser analisadas através de um gráfico de linha:

Dica 02: desagregue os dados em pequenas partes

Quais são as pequenas “peças” que formam a variável? Uma decomposição entre tendência, sazonalidade e ruído pode ajudar a analisar esta questão:

Dica 03: analise a influência do passado

O quão os dados passados influenciam os dados do presente e futuro? Como quantificar essa relação? O cálculos das funções de autocorrelação podem ajudar a entender estas características:

Dica 04: analise a relação entre os dados

Por fim, qual é a relação entre as variáveis da tabela? A relação é forte, nula ou fraca? A relação é positiva ou negativa? Estas questões podem ser analisadas através do cálculo do coeficiente de correlação:

Conclusão

Antes de desenvolver bons modelos preditivos é necessário organizar e conhecer muito bem os dados. Neste artigo, damos algumas dicas de recursos, como gráficos, análises e estatísticas, que podem ser usados para melhorar o entendimento sobre os dados usando Python.

Tenha acesso ao código e suporte desse e de mais 500 exercícios no Clube AM!

Quer o código desse e de mais de 500 exercícios de análise de dados com ideias validadas por nossos especialistas em problemas reais de análise de dados do seu dia a dia? Além de acesso a vídeos, materiais extras e todo o suporte necessário para você reproduzir esses exercícios? Então, conheça o Clube AM clicando aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Qual o efeito de um choque de juros sobre a inadimplência?

Neste exercício, exploramos a relação dinâmica entre o custo do crédito (juros na ponta) e o risco realizado (taxa de inadimplência) através de uma análise exploratória de dados e modelagem econométrica utilizando a linguagem de programação R.

Qual a relação entre benefícios sociais e a taxa de participação do mercado de trabalho?

Este exercício apresenta uma investigação econométrica sobre a persistente estagnação da taxa de participação no mercado de trabalho brasileiro no período pós-pandemia. Utilizando a linguagem R e dados públicos do IBGE e Banco Central, construímos um modelo de regressão linear múltipla com correção de erros robustos (Newey-West). A análise testa a hipótese de que o aumento real das transferências de renda (Bolsa Família/Auxílio Brasil) elevou o salário de reserva, desincentivando o retorno à força de trabalho.

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.