Análise do coronavírus com o R

Foi uma semana excepcionalmente complexa para os mercados financeiros globais. Na BOVESPA, houve quatro circuit breakers, algo inédito na história da bolsa. A conjunção do avanço do coronavírus pelo mundo com a tensão no mercado de petróleo estão por trás do abalo sísmico. De forma a compreender o avanço da doença pelo mundo, há uma boa base de dados disponibilizada pelo Center for Systems Science and Engineering da Johns Hopkins University. Os dados estão disponíveis para o período de 22 de janeiro a 12 de março. O repositório pode ser visto aqui.

Para quem tiver interesse em olhar os dados com o R, é possível ainda baixar um guia bem legal produzido pelo Yanchang Zhao. Há um post no R Bloggers sobre o assunto aqui. A seguir, eu ilustro o avanço da doença pelo mundo e o comportamento da taxa de letalidade.

Os casos confirmados de coronavírus chegaram a 128,3 mil casos, com uma taxa de letalidade de 3,67%. Chama atenção a rapidez com que a doença tem se alastrado pelo mundo. Tendência que deve continuar nas próximas semanas.

___________________

(*) Isso e muito mais você aprende nos nossos Cursos Aplicados de R.


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente Analista Financeiro com LangGraph e Dados da CVM

Este post apresenta a construção de um sistema multiagente para análise financeira automatizada com LangGraph. A partir dos dados das demonstrações contábeis da CVM, mostramos como agentes especializados podem interpretar perguntas, consultar bancos de dados e gerar análises financeiras, simulando o trabalho de um analista.

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.