No Dicas de R dessa semana, vamos mostrar as funcionalidades básicas da ferramenta Shiny, que permite gerar aplicativos interativos em R. Nosso exemplo será um mapa da localização de jogadores famosos da Champions League ao receberem passes, utilizando os dados da plataforma StatsBomb - acessados através do pacote StatsBombR - e também a formatação em ggplot do pacote ggsoccer. Primeiramente, vamos carregar os pacotes utilizados:
library(shiny) library(ggplot2) library(ggsoccer) library(tidyverse)
Um aplicativo em Shiny possui dois componentes principais: a interface do usuário, e um servidor. O primeiro indica todos os elementos que serão visíveis no programa final, e as interações que podem ocorrer entre eles. A interface apresentada abaixo contém um elemento de título, e um elemento de layout com barra lateral, que é subdivido entre o gráfico principal e a barra que faz a escolha - input do usuário - do jogador a ser apresentado.
ui <- fluidPage( titlePanel("Posicionamento de jogadores ao receberem passes"), sidebarLayout( sidebarPanel( selectInput(inputId = "players", label = "Escolha um jogador:", choices = c("Messi", "Toni Kroos", "Cristiano Ronaldo", "Iniesta", "Robben", "Pirlo")) ), mainPanel(plotOutput("fieldPlot")) ) )
As escolhas que podem ser feitas foram definidas acima, porém o elemento fieldPlot referenciado na última linha não existe ainda. Ele é gerado internamente e apenas seu resultado é apresentado, logo seu código faz parte do servidor do programa:
server <- function(input, output){ output$fieldPlot <- renderPlot({ passes_de_jogo %>% filter(grepl(input$players, pass.recipient.name)) %>% ggplot(aes(x=pass.end_location.x, y = pass.end_location.y))+ annotate_pitch(dimensions = pitch_statsbomb) + geom_bin2d(binwidth = c(5, 5))+ theme_pitch() }) }
Com os dois componentes em mãos, basta rodar o aplicativo:
shinyApp(ui = ui, server = server)
O resultado pode ser disponibilizado online, através do shinyapps.io. O aplicativo feito aqui está disponível aqui.
Abaixo, um exemplo do resultado:
É interessante notar que os dados aparentam estar invertidos - Robben está recebendo passes do lado esquerdo enquanto
que Cristiano Ronaldo do lado direito, contrariando suas posições originais.