Coreia do Sul vs. Coreia do Norte

Já comentei aqui nesse espaço sobre o projeto maddison, que busca publicar dados históricos de pib per capita para diversos países. Dentro desse fantástico banco de dados, há dados do pib per capita das duas Coreias, separadas em meados do século passado. A trajetória das duas Coreias é um desses laboratórios práticos sobre as diferenças existentes entre dois modelos de organização social e econômica. Os dados são baixados através do pacote maddison abaixo.


library(maddison)
df = subset(maddison, year>='1950-01-01' &
iso2c %in% c('KP', 'KR'))

Com os dados em mãos, podemos gerar o gráfico a seguir...

 

 

Difícil achar comparação mais nítida entre dois modelos de organização social e econômica do que esse, bem como seus resultados práticos, não é mesmo?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Shiny + Agentes de IA: como criar aplicativos web inteligentes

A combinação de interfaces de usuário interativas com o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) está abrindo um universo de possibilidades. Imagine criar um aplicativo web que não apenas exibe dados, mas também conversa com o usuário, respondendo a perguntas complexas com base em uma base de conhecimento específica. Usando Shiny para Python e ferramentas de IA como as do Google, isso é mais acessível do que nunca.

Criando um Assistente de Pesquisa com LangGraph

O exercício utiliza o LangGraph para criar personas fictícias de analistas econômicos, entrevistá-las com um especialista fictício e, a partir dessas interações, gerar relatórios técnicos usando LLMs, buscas na web e execução paralela.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.