IPCA de outubro surpreende mercado, mas fica em linha com a previsão da Análise Macro

O IBGE divulgou recentemente os dados de inflação de outubro/2024. A previsão da Análise Macro em 14 de setembro era de um aumento do IPCA em 0,48% para o mês de outubro, com viés altista, enquanto que o indicador mostrou uma variação de 0,56%, puxado por despesas com habitação. Por sua vez, a previsão de mercado em 13 de setembro era de 0,31% de aumento na inflação, de acordo com o relatório Focus/BCB.

O modelo de previsão para o IPCA produzido pela Análise Macro considera uma grande variedade de indicadores, tais como:

  • Preços de commodities
  • Mercado cambial
  • Expectativas
  • Inércia
  • Dentre outros

Dentre os modelos trabalhados, que variam em abordagens estatísticas, econométricas, de machine learning e inteligência artificial (IA), destacam-se os resultados de alguns, como:

  • Regressão Ridge
  • Regressão Huber
  • Regressão Bayesiana
  • Modelos Ensemble
  • Modelos de IA (Gemini)
  • Dentre outros

Nosso melhor modelo erra, em média, apenas 0.02 pontos percentuais a cada mês. Para aprender a produzir modelos como este, o curso de Previsão Macroeconômica usando Python e IA ensina como coletar, tratar, analisar, modelar os dados e, por fim, produzir previsões acuradas para indicadores macroeconômicos do Brasil e apresentar resultados. No curso também ensinamos a automatizar todo o processo.

Para o final do ano, a previsão corrente é de que a inflação continue aumentando. Para acompanhar as previsões da Análise Macro, acesse nossa dashboard com os principais modelos nesse link: https://analisemacro.shinyapps.io/previsao_macro/

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados regionais do CAGED no Python

Os dados regionais do CAGED permitem analisar o mercado de trabalho de forma detalhada, em termos de setores, educação, rendimento e características pessoais dos trabalhadores brasileiros. Neste exercício mostramos como acessar estas informações online via Python.

Coletando dados de Setores Censitários do Censo 2022 no Python

Dados sobre a demografia e o território são primordiais para definir e implementar políticas públicas, áreas de atuação comercial e/ou estratégias de marketing. Sendo assim, saber usar os dados do Censo 2022 pode trazer vantagens competitivas. Neste exercício mostramos como obter os dados da Malha de Setores Censitários no formato vetorial (GeoJson) usando o Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.