Semana de calmaria nos indicadores do FOCUS

No boletim FOCUS dessa semana, vemos uma estabilidade quase plena nas previsões, refletindo a falta de choques dos últimos dias. A única variação digna de nota é a do IGP, que aumentou de 13.15% para 14.32%, porém esse movimento parece ser apenas parte da escalada do índice que já vem ocorrendo há meses.

As expectativas do IPCA fecharam a semana com média de 5.4% e desvio-padrão de 0.35%. A SELIC continua sendo estimada com mediana de 5.50%, porém houve um aumento de seu desvio-padrão de 0.59% para 0.6%. Ao mesmo tempo, vemos que sua média continua abaixo da mediana, em 5.41%, indicando que há uma minoria no mercado que ainda vê cenários de valores mais baixos para a SELIC no final do ano. Abaixo, o gráfico das variáveis:

A maior expectativa do IGP foi de 20.17% para 19.10%, porém a média das observações tem se mantido consideravelmente acima da mediana (pelo menos 0.2%) há 8 semanas, indicando que há um menor número de observações mais elevado puxando a estimação média para cima.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

____________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Análise de dados com a Linguagem R: Segurança no Rio de Janeiro

Neste post, criamos um tutorial prático que guia você através do ciclo completo de análise de dados, desde a coleta e tratamento até a visualização e comunicação de resultados. Utilizando a linguagem R, o ecossistema tidyverse e a ferramenta de publicação Quarto, analisamos a base de dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.