Coletando dados do PIB com o R

O Produto Interno Bruto é o principal indicador para acompanhamento do nível de atividade no Brasil, medindo a soma final de todos os bens e serviços produzidos no país. Os dados do PIB podem ser acessados através do Sidra, sendo importados facilmente com o R através do pacote {sidrar}.  Mostramos no post de hoje como é possível extrair automaticamente e de forma totalmente reprodutível os dados do PIB da plataforma do Sidra utilizando o R.

O primeiro passo será carregar o pacote {sidrar}, que oferecerá a possibilidade de acessar a API do indicador obtido através do Sidra. Também carregamos o {tidyverse} para que possamos realizar limpezas nos dados.


Em seguida, com a API do indicador, utilizaremos a função sidrar::get_sidra() para obter os dados do indicador direto no R.

Por fim, realizamos algumas limpeza de forma que possamos trabalhar com os dados.

Agora temos em mãos a série do PIB com ajuste sazonal totalmente limpa para que possamos trabalhar!

________________________________________

Quer saber mais?

Veja nossos cursos de Macroeconomia através da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Decomposição do Impulso de Crédito no Brasil usando Python

Neste exercício, mostramos como o Python pode ser utilizado para calcular uma métrica central para a compreensão da dinâmica entre crédito e atividade econômica no Brasil, a partir de um ciclo completo e altamente reprodutível de coleta, tratamento e análise de dados.

Aplicando o Time Series Transformer para prever inflação (IPCA)

Neste exercício, exploramos a previsão de séries temporais utilizando o Temporal Fusion Transformer (TFT). O TFT é uma arquitetura de Deep Learning baseada em mecanismos de atenção, desenhada especificamente para lidar com múltiplas variáveis e horizontes de previsão longos, mantendo a interpretabilidade — uma característica frequentemente ausente em modelos de "caixa-preta".

Análise do Payroll norte-americano com Python

O Payroll norte-americano é o termômetro da economia global. No post de hoje, mostro como analisar esse indicador usando Python e as bibliotecas Pandas e Plotnine. Saia do básico e aprenda a visualizar a geração de empregos nos EUA de forma profissional.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.