Juro Real pode fechar 2019 abaixo de 1%

O boletim Focus, divulgado agora há pouco pelo Banco Central, trouxe poucas novidades. A mediana das expectativas para o crescimento esse ano permaneceu em 0,92%, enquanto a expectativa mediana para a inflação teve uma leve alteração, para 3,33% a.a., ainda bem abaixo da meta de 4,25%. Com efeito, o mercado espera mais um corte de 50 pontos-base na taxa básica de juros, a Selic, na última reunião do COPOM a se realizar em dezembro. Concretizado esse cenário, o juro real poderá ficar abaixo de 1% no final do ano.

Na ponta, o juro real representado pela Selic deflacionada pela expectativa de inflação 12 meses à frente encontra-se situado em 1,27% a.a., o menor valor da série histórica. A seguir, um painel do último Focus.

A semana, por suposto, é fraca de indicadores. Será divulgado apenas o IPCA-15 na sexta-feira.

_____________________

(*) A apresentação completa do Focus pode ser vista aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Como usar LangGraph e LLMs para prever a inflação no Brasil

Este post apresenta um estudo de caso sobre como utilizar o LangGraph e modelos de linguagem para estruturar um sistema multiagente voltado à previsão do IPCA. O exercício cria um sistema que utiliza-se de personas analíticas que trabalham em paralelo, permitindo validar previsões, calcular métricas de erro e consolidar relatórios automatizados. A abordagem demonstra como fluxos multiagentes podem apoiar a análise econômica, oferecendo múltiplas perspectivas e maior consistência nos resultados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.