Semana de turbulência e o impacto no FOCUS

O boletim Focus dessa semana refletiu duramente as notícias preocupantes da semana passada. As falas do presidente Bolsonaro sobre a troca da presidência da Petrobras impactaram diretamente no preço das ações da empresa, e, com a indicação de que podem ocorrer intervenções em outras empresas de energia, o mercado está apreensivo com a possível guinada da política econômica. O resultado dos anúncios pode ser visto nas projeções de aumento da taxa de juros de longo prazo e de redução do crescimento, impactos diretos de um país com maior nível de incerteza econômica.

Como pode-se ver acima, também vemos aumento nas expectativas de inflação. Além da turbulência apresentada, esse movimento é explicado pelo aumento do preço de combustíveis anunciado pelo Petrobrás, resultado da continuação da escalada dos preços do petróleo. Os indicadores de IGP-M e preços administrados também aparentam seguir essa tendência, apresentando aumento na semana:

 

O código de R desse artigo está disponível para os membros do novo Clube AM. Para saber mais, clique aqui.

____________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que são Agentes de IA?

O que é um agente e como ele funciona? Como agentes tomam decisões usando racioncínio e planejamento? Neste artigo, nosso objetivo é investigar estas questões para construir um conhecimento fundamental sobre AI agents.

As diferentes formas de avaliar o erro de um modelo de previsão

Existem tantas siglas para métricas de desempenho de modelos preditivos que é fácil se perder na sopa de letrinhas. Neste artigo, fornecemos uma visão geral das principais métricas para avaliar e comparar modelos de regressão e classificação, usando exemplos com dados em Python.

Previsão do CPI usando text mining

Exploramos neste exercício, de forma similar a Ferreira (2022), a utilidade de tópicos latentes extraídos dos comunicados do FOMC, por um modelo LDA, na previsão da inflação norte-americana, medida pelo CPI. O objetivo é comparar um modelo econométrico simples, tal como um AR-GAP de Faust e Wright (2013), em especificações com e sem os fatores textuais.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.