Movimentos do setor externo no FOCUS

Passada a maior parte do impacto das notícias da semana passada, vemos ainda alguma reverberação nas estimações da última semana, porém em menor nível. As estimativas do IPCA e do IGP continuam sua escalada, em ritmos diferentes - como explicado nesse post de janeiro -, enquanto que quase não há mudança na taxa de câmbio, PIB e meta da SELIC.

Dentre as outras variáveis reportadas, vemos dois movimentos mais alarmantes. O primeiro é a queda expressiva das expectativas de produção industrial, que vê redução de 0,88% em relação ao valor da semana passada:

O segundo movimento é do setor externo. Por um lado, vemos redução do investimento direto de 60 para 55 bilhões de dólares, e por outro, redução do déficit de conta corrente de 16 para 12 bilhões. A redução do déficit parece ser resultado direto da escalada do preço de commodities, setor importante para as exportações brasileiras. A questão do investimento é mais complexa: o comovimento entre a produção industrial e o investimento direto tem um efeito de ida, dado que o país está espantando investidores devido à expectativa de atraso para a retomada da economia, e um efeito de volta, onde a própria depressão de investimentos dificulta a retomada da indústria, com uma oferta menor de capitais.

O código de R desse artigo está disponível para os membros do novo Clube AM. Para saber mais, clique aqui.

____________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Como usar LangGraph e LLMs para prever a inflação no Brasil

Este post apresenta um estudo de caso sobre como utilizar o LangGraph e modelos de linguagem para estruturar um sistema multiagente voltado à previsão do IPCA. O exercício cria um sistema que utiliza-se de personas analíticas que trabalham em paralelo, permitindo validar previsões, calcular métricas de erro e consolidar relatórios automatizados. A abordagem demonstra como fluxos multiagentes podem apoiar a análise econômica, oferecendo múltiplas perspectivas e maior consistência nos resultados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.