E o IPCA...

O IPCA divulgado hoje deve ter provocado arrepios nos membros do COPOM: no acumulado de 12 meses 7,23%. A alegação oficial [feita pelo presidente do BACEN] é de que atingiríamos o pico do processo inflacionário em agosto. Em outros termos, a partir do próximo mês veríamos um alívio nos preços. Será?

 

O gráfico acima evidencia o aumento generalizado de preços desde meados do ano passado. Ao longo da semana escrevo melhor sobre o tema, desagregando os itens do IPCA e evidenciando a pressão sobre o núcleo de inflação.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

DeepSeek: como usar a IA chinesa no Python

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como a empresa chinesa DeepSeek tem competido neste mercado através do modelo R1 e damos um exemplo de utilização em Python.

Como incorporar mudanças climáticas na previsão da inflação?

Será que o El Niño impacta o preço do feijão com arroz no prato dos brasileiros? Para responder esta pergunta estimamos um modelo VAR(p) utilizando dados do Oceanic Niño Index (ONI), investigamos a decomposição histórica dos choques estruturais e incorporamos o indicador de impacto climático nas previsões da inflação.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.