Expectativas de inflação: para o alto e avante!

expinf2014As expectativas de inflação dispararam nas últimas semanas. Elas se descolaram da casa de 6% do início do ano para 6,27%, nesse fim de março, para 2014. Para os próximos 12 meses elas chegam a 6,38%. Para 2015 também houve leve aumento: da casa de 5,7% para 5,85%. Os motivos são: i) o aumento dos preços administrados; ii) a sequência de nível elevado nos preços dos serviços (apesar de algum recuo na margem); iii) choque de alimentos. O último eu tratei no post anterior. Utilizando o critério de intervalos baseados na mediana e no desvio-padrão, é possível verificar que o choque no atacado ainda não foi repassado para o varejo. Se tomarmos a contribuição mensal do grupo alimentos e bebidas e dividirmos essa contribuição pelo desvio-padrão da série, os mesmos resultados são observados. Por ambas as medidas, inclusive, é possível captar os grandes choques de alimentos no período recente, como pode ser observado no gráfico abaixo.

dispersão

Apesar de ainda não podermos comparar o atual momento dos alimentos com os choques de 2012/13, 2010 e 2007/08, observa-se que a contribuição mensal, medida em desvios-padrão, saiu de 0,7 em fevereiro para 1,4 em março - o círculo em azul do gráfico. Ela havia sido de 1,2 em janeiro. Não é, ainda, um efeito dos problemas nas commodities, mas da estiagem no Brasil, que prejudica alimentos in natura, concentrados nos itens tubérculos, raízes e legumes (13,24% em março) hortaliças e verduras (12,72%).  Esse aumento, entretanto, não preocupa muito, dado que o ciclo de produtos in natura é bastante curto. O aumento de preços incentiva produtores a produzirem mais, o que reduz os preços no período seguinte. Um problema maior é, justamente, uma elevação nas commodities, que possuem efeitos secundários sobre outros preços da economia.

Em assim sendo, a piora nas expectativas tende a ser arrefecida, em algum grau, quando tivermos maiores informações sobre a real dimensão desse choque de oferta. Um fator de pressão mais perene, entretanto, é o comportamento dos preços administrados e dos serviços, que mostram tendência de elevação ao longo do ano, dado o advento da copa do mundo e o represamento dos administrados nos últimos anos. De todo modo, é um canal importante que tem sido obstruído para a transmissão do ciclo de contração monetária. Em CNTPs significa que o Copom deveria levar esse ponto em consideração na próxima reunião.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

Analisando a Volatilidade de Longo Prazo do Ibovespa usando Python

Com base no modelo GARCH(1,1), realizamos realizar a modelagem da variância condicional dos log retornos diários do Ibovespa, abrangendo o período de janeiro de 2018 até dezembro de 2023. O objetivo principal é compreender a implementação desse modelo utilizando a linguagem de programação Python, além de conduzir uma análise do mercado acionário brasileiro ao longo do período amostral.

Ao concluirmos este exercício, teremos a capacidade de obter uma medida representativa da variância de longo prazo da série temporal. Essa medida poderá ser comparada com a variância histórica, permitindo-nos inferir se a volatilidade presente está atualmente inferior ou superior àquela projetada para o futuro. Essa análise contribuirá para uma melhor compreensão da dinâmica da volatilidade no mercado acionário brasileiro.

Construindo uma NAIRU para o Brasil usando Python

Um dos maiores desafios para aqueles que trabalham com dados econômicos é aliar a prática com a teoria. Para tanto, o uso do Python pode facilitar esse desafio, permitindo construir todos os passos de uma análise de dados. Demonstramos o poder da linguagem tomando como exemplo a construção da NAIRU para o Brasil.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.