Baixando planilhas do Novo CAGED com o R

No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, ensino os alunos a baixarem os dados agregados do Novo CAGED pelo IPEADATA usando o pacote de R ecoseries. O problema é que a atualização lá não parece ser em tempo real. Assim, para quem trabalha com dados de conjuntura, pode ser necessário baixar as horríveis planilhas do Novo CAGED diretamente do site do Ministério da Economia. Hoje pela manhã, acabei escrevendo um script para isso. Abaixo, o início dele.


########################################################
######## Baixar planilha CAGED #########################

library(readxl)
library(tidyverse)

url = 'http://pdet.mte.gov.br/images/Novo_CAGED/Ago2020/3-tabelas.xlsx'
download.file(url, destfile='caged.xlsx', mode='wb')
data = read_excel('caged.xlsx', sheet = 'Tabela 5.1',
range="B5:F13") %>%
mutate(`Mês` = parse_date(`Mês`, format='%B/%Y', locale=locale('pt')))

Para quem se interessar em ir conferir as planilhas, verá que de fato elas não são nada agradáveis para uma análise séria de dados. Por exemplo, o autor da planilha preenche com um traço os dados faltantes até dezembro/2020, bem como coloca o formato da data como, por exemplo, "Janeiro/2020", dentre outras coisas. Isso exige algum código para ler os dados. No exemplo acima, eu estou lendo uma das planilhas que traz a série de dados agregados de janeiro a agosto com uma função do pacote readxl. E para não ler as tais linhas com traços, acabei setando o argumento range. Também alterei a coluna de datas da tal planilha, através da função parse_date, de modo a poder produzir um gráfico como o abaixo.

Dada a precariedade da série, os números precisam ser vistos com cautela. É preciso levar em consideração, por exemplo, a sazonalidade. Mas, para o que importa para a gente, o importante é ter o dado disponível...

Tomare que nada mude no Ministério da Economia e o script sirva para o mês que vem, né PG?

________________

(*) Para ter acesso aos códigos completos do exercício, cadastre-se na nossa Lista VIP aqui.

(**) Inscrições abertas para as Turmas Especiais dos nossos Cursos de Macro Aplicada.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Qual o efeito de um choque de juros sobre a inadimplência?

Este estudo investiga a dinâmica entre a política monetária e o risco de crédito no Brasil. Utilizando um modelo VAR em R, estimamos que choques na taxa de juros elevam a inadimplência das famílias com uma defasagem significativa, atingindo o pico de impacto cerca de 20 meses após o aperto monetário, a despeito da melhora no mercado de trabalho.

Qual a relação entre benefícios sociais e a taxa de participação do mercado de trabalho?

Este exercício apresenta uma investigação econométrica sobre a persistente estagnação da taxa de participação no mercado de trabalho brasileiro no período pós-pandemia. Utilizando a linguagem R e dados públicos do IBGE e Banco Central, construímos um modelo de regressão linear múltipla com correção de erros robustos (Newey-West). A análise testa a hipótese de que o aumento real das transferências de renda (Bolsa Família/Auxílio Brasil) elevou o salário de reserva, desincentivando o retorno à força de trabalho.

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.