Baixando planilhas do Novo CAGED com o R

No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, ensino os alunos a baixarem os dados agregados do Novo CAGED pelo IPEADATA usando o pacote de R ecoseries. O problema é que a atualização lá não parece ser em tempo real. Assim, para quem trabalha com dados de conjuntura, pode ser necessário baixar as horríveis planilhas do Novo CAGED diretamente do site do Ministério da Economia. Hoje pela manhã, acabei escrevendo um script para isso. Abaixo, o início dele.


########################################################
######## Baixar planilha CAGED #########################

library(readxl)
library(tidyverse)

url = 'http://pdet.mte.gov.br/images/Novo_CAGED/Ago2020/3-tabelas.xlsx'
download.file(url, destfile='caged.xlsx', mode='wb')
data = read_excel('caged.xlsx', sheet = 'Tabela 5.1',
range="B5:F13") %>%
mutate(`Mês` = parse_date(`Mês`, format='%B/%Y', locale=locale('pt')))

Para quem se interessar em ir conferir as planilhas, verá que de fato elas não são nada agradáveis para uma análise séria de dados. Por exemplo, o autor da planilha preenche com um traço os dados faltantes até dezembro/2020, bem como coloca o formato da data como, por exemplo, "Janeiro/2020", dentre outras coisas. Isso exige algum código para ler os dados. No exemplo acima, eu estou lendo uma das planilhas que traz a série de dados agregados de janeiro a agosto com uma função do pacote readxl. E para não ler as tais linhas com traços, acabei setando o argumento range. Também alterei a coluna de datas da tal planilha, através da função parse_date, de modo a poder produzir um gráfico como o abaixo.

Dada a precariedade da série, os números precisam ser vistos com cautela. É preciso levar em consideração, por exemplo, a sazonalidade. Mas, para o que importa para a gente, o importante é ter o dado disponível...

Tomare que nada mude no Ministério da Economia e o script sirva para o mês que vem, né PG?

________________

(*) Para ter acesso aos códigos completos do exercício, cadastre-se na nossa Lista VIP aqui.

(**) Inscrições abertas para as Turmas Especiais dos nossos Cursos de Macro Aplicada.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.