Índice de Desistência de Procura por Emprego (IDPE)

procuraOntem o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de abril, indicando mais uma queda na taxa de desemprego: de 5% em março para 4,9%. A despeito do número aparentemente favorável, esse foi um mês em que a saída de pessoas da população economicamente ativa (PEA) mais que compensou a entrada de pessoas na população ocupada (PO). Em palavras outras, a menor procura por emprego torna-se mais relevante do que a contratação das empresas para explicar a queda da taxa de desemprego. Com efeito, a tabela ao lado mostra um Índice de Desistência de Procura por Emprego (IDPE), mostrado graficamente aqui. Toda vez que o desemprego cair porque o módulo da diferença da PEA entre um mês e o mês anterior foi superior ao respectivo módulo da PO, o índice atribui "1". Desde abril de 2002 isso aconteceu 27 vezes ou 19% dos casos. Ademais, esse foi o sexto mês consecutivo em que a PEA registra queda em relação ao mês anterior, indicando que as pessoas estão procurando menos emprego. Desse modo, mesmo com a baixa geração de vagas pelas empresas, o desemprego se mantém em patamar historicamente baixo.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Análise de dados com a Linguagem R: Segurança no Rio de Janeiro

Neste post, criamos um tutorial prático que guia você através do ciclo completo de análise de dados, desde a coleta e tratamento até a visualização e comunicação de resultados. Utilizando a linguagem R, o ecossistema tidyverse e a ferramenta de publicação Quarto, analisamos a base de dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.