IBRE/FGV lança Indicador de Incerteza Econômica

O IBRE/FGV lançou ontem o Indicador de Incerteza da Economia Brasileira, composto por três medidas: "i) a primeira, IIE-Br-Mídia, é baseada na frequência de notícias com menção à incerteza; ii) a segunda, IIE-Br-Expectativa, é construída a partir das dispersões das previsões de especialistas para a taxa de câmbio e para o IPCA; e iii) o último componente é baseado na volatilidade do mercado financeiro, o IIE-Br Mercado". Para os interessados, abaixo um rápido script para baixar os dados do site do IBRE e fazer um gráfico...

######################################
##### Incerteza econômica ############


library(XLConnect)
library(ggplot2)

## Importar dados

temp <- tempfile()
url <- 'http://bit.ly/SHincertezanov16'
download.file(url, temp, mode='wb')
data <- loadWorkbook(temp)
data <- readWorksheet(data, sheet=1, colTypes = c('POSIXt', 'numeric'))

## Gráfico

ggplot(data, aes(x=Data, y=IIEBR))+
 geom_line(size=.8, colour='darkblue')+
 xlab('')+
 ylab('')+
 labs(title='Índice de Incerteza Econômica do IBRE/FGV')+
 theme(plot.title = element_text(hjust = 0.5))

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.