O pronunciamento de Dilma e o BNDES

bndesA President(A) fez pronunciamento agora há pouco. Como esperado, nada de concreto para "acalmar" os manifestantes. Não vou tecer muitos comentários, mas apenas apresentar o gráfico ao lado ao leitor. Isto porque, a presidenta disse que não foi utilizado dinheiro do orçamento público para financiamento dos estádios. E a priori ela tem razão: basta examinar as contas do orçamento federal. O problema na fala da presidente é justamente o aumento descomunal dos repasses do Tesouro (obtidos via emissão de títulos públicos) para o BNDES. Essa dinheirama está na casa dos R$ 400 bilhões e vai para toda a sorte de investimentos do banco, inclusive para as arenas esportivas. Problemas? Apenas citarei um: o subsídio envolvido nessas operações. O Tesouro toma empréstimo na casa dos 15% em média (a taxa de juros implícita da Dívida) e o BNDES empresta na casa dos 8% (TJLP + risco de crédito). A diferença fica na nossa conta, leitor. Ou seja: indiretamente, estamos financiando sim os estádios, ainda que não diretamente via orçamento público.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Simples Assistente de Pesquisa com LangGraph

O exercício utiliza o LangGraph para criar personas fictícias de analistas econômicos, entrevistá-las com um especialista fictício e, a partir dessas interações, gerar relatórios técnicos usando LLMs, buscas na web e execução paralela.

Construindo Corrective RAG (CRAG) com LangGraph

Este post explica o conceito de Agentic CRAG (Corrective Retrieval-Augmented Generation) e sua aplicação na análise das atas do COPOM. Mostramos como combinar recuperação de informações, avaliação de relevância, correção de consultas e busca externa em um fluxo estruturado com LangGraph.

Criando Personas de Analistas com LangGraph

Este post apresenta um estudo de caso sobre a criação de um assistente de pesquisa com o LangGraph, integrando o conceito de human-in-the-loop. O sistema gera personas de analistas a partir de um tema, recebe feedback humano e ajusta as respostas de forma iterativa, garantindo resultados mais precisos e personalizados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.