"Professores do Brasil: impasses e desafios".

Um trabalho muito bom sobre a profissão docente em todos os níveis de ensino foi publicado no final de 2009 pela UNESCO com o título "Professores do Brasil: impasses e desafios". Há uma compilação de dados estatísticos sobre a profissão, além de um mapeamento bastante razoável sobre o estado dos cursos de licenciatura no país. A partir de diversas bases de dados, o estudo indica que existem cerca de 3MM de professores no Brasil e que a maior parte deles (mais de 90%) não exerce outra atividade profissional.

O texto é bem extenso, com quase 300 páginas, o que pode ser um limitador para que o grande público se interesse pela obra. Mas eu recomendo fortemente a leitura. Afinal, se de fato queremos mudar a qualidade da educação brasileira, não há outro modo que não seja começando pelos professores.

Para acessar o texto, clique aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como tratar dados no Python? Parte 5: renomeando colunas

Como dar novos nomes significativos para as colunas em uma tabela de dados usando Python? Neste tutorial mostramos os métodos de renomeação de colunas disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Como tratar dados no Python? Parte 4: operações por grupos

Como mensalizar dados diários? Ou como filtrar os valores máximos para diversas categorias em uma tabela de dados usando Python? Estas perguntas são respondidas com os métodos de operações por grupos. Neste tutorial mostramos estes métodos disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.