Como analisar o Núcleo de Inflação no Brasil usando Python?

O Python se destaca como uma ferramenta robusta para análise de dados, permitindo a aplicação de uma ampla gama de técnicas em dados econômico-financeiros. Neste exercício, destacamos como a linguagem oferece uma facilidade muito grande na coleta de dados dos núcleos do IPCA diretamente do site do Banco Central, na manipulação eficiente desses dados e na construção de gráficos que facilitam a compreensão dos indicadores.

Introdução

Para analisar dados de qualquer natureza emprega-se (quase) sempre o mesmo procedimento do ciclo de análise de dados: coleta, manipulação/limpeza, análise/visualização, modelagem e comunicação dos resultados.

No nosso caso, estamos interessados em uma simples análise da média dos núcleos de inflação. Portanto, antes de construir o código, é necessário definir alguns pontos:

  • Quais indicadores analisar
  • Quais medidas serão criadas para a análise

Existem inúmeras formas de analisar indicadores relacionados a índices de inflação, portanto, para tornar simples o exercício, escolhemos apenas duas formas:

  • Variação Mensal do Núcleo do IPCA;
  • Variação Acumulada em 12 meses e média móvel sazonalmente ajustada e anualizada (SAAR).

Tais medidas são suficientes para compreender a trajetória dos índices de inflação do país, permitindo compreender facilmente a conjuntura econômica do país.

Quais indicadores analisar?

Os alunos do curso de Macroeconometria usando o Python, têm a oportunidade de adquirir um conhecimento abrangente em todas as fases do processo, desde a coleta e a preparação dos dados até a análise, o desenvolvimento de modelos econométricos e a comunicação dos resultados, tudo isso utilizando Python como ferramenta principal.

As medidas de núcleo de inflação buscam mitigar impactos transitórios sobre o comportamento dos preços, de forma a oferecer visão mais nítida do processo inflacionário. Assim, ainda que o sistema de metas para a inflação seja desenhado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) cheio, tais medidas são parte importante do conjunto informacional considerado pelo Banco Central do Brasil (BCB) na tomada de decisão de política monetária.

Mas qual o conjunto é comumente utilizado pelo BCB para a análise de conjuntura econômica? Usamos o conjunto definido pelo Estudo Especial n°102/2021: Ex-0, Ex-3, MS, DP e P55.

Analisando o Núcleo de Inflação

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

Uma vez determinados os indicadores, realiza-se a extração dos dados através da API do Banco Central utilizando a biblioteca python-bcb, e cria-se a devida manipulação para a apresentação dos gráficos:

Vemos que há, em comparação com o passado recente, uma melhora da trajetória do núcleo de inflação no Brasil. Como o código é automatizado, podemos constantemente atualizar o script, permitindo o acompanhamento da trajetória do núcleo a cada nova divulgação do IPCA.

Quer aprender mais?

Clique aqui para fazer seu cadastro no Boletim AM e baixar o código que produziu este exercício, além de receber novos exercícios com exemplos reais de análise de dados envolvendo as áreas de Data Science, Econometria, Machine Learning, Macroeconomia Aplicada, Finanças Quantitativas e Políticas Públicas diretamente em seu e-mail.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Onde encontrar dados e ferramentas para text mining?

A aplicação das técnicas de mineração de texto pode trazer análises quantitativas informativas sobre a emoção, tom, categoria e outros padrões de interesse em documentos textuais. O primeiro passo é identificar, coletar e preparar estes dados brutos. Neste artigo, apresentamos bases de dados públicas de Economia e Finanças que podem ser exploradas, assim como ferramentas de programação úteis.

O que é mineração de textos e sua relação com IA?

Com uma matéria prima em comum, a mineração de textos e a inteligência artificial generativa usam grandes volumes de dados não estruturados para fins distintos e com aplicações em Economia, Finanças, Marketing e outras áreas. Mas quando devemos usar uma técnica e não a outra? O que é possível fazer e o que é mineração de textos? Neste artigo introduzimos estes tópicos e fornecemos alguns exemplos de aplicações.

Avaliando a evolução do Funcionalismo Público nos Estados Brasileiros usando Controle Sintético no R

O objetivo deste exercício é introduzir o uso do método de Controle Sintético na linguagem de programação R, aplicando-o a um exemplo prático relevante para a análise de políticas públicas. Vamos focar na utilização dessa técnica para avaliar o impacto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sobre o número de vínculos do poder executivo nos estados brasileiros, com ênfase no caso do Rio de Janeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.