Resoluções de fim de ano

Tive, neste fim de 2010, um desses encontros espantosamente reveladores com o meu eu mais íntimo. Não, não fui para o Ártico ou para algum retiro budista. A verdade é que quase fui dessa para melhor, no sentido literal do termo. E não há nada mais revelador do que achar que você vai morrer.

Não vou entrar no detalhe do que de fato aconteceu, porque é de foro íntimo. Mas imagine que foi muito ruim, tipo um acidente ou algo que o valha. De certo que coisas assim te mostram certas verdades. E, claro, te levam a fazer certas perguntas e ter certos questionamentos. No meu caso, me fiz apenas um: cheguei onde gostaria?

A resposta é claramente negativa. Mas, não me entenda mal, não sou do tipo frustrado que está parado no tempo vivendo às custas de sabe-se lá quem. Não. Pago minhas próprias contas desde que tenho 16 anos. E me sinto muito feliz por isso. Já dei algumas viradas na minha vida, quando tudo ao meu redor parecia cômodo o suficiente para que eu não movesse uma palha diante do meu nariz. Mas nem por isso olho para trás e digo que fiz tudo o que gostaria de fazer.

Naquele momento entendi uma coisa que aparentemente levarei para o resto da minha vida: eu nunca responderei sim para aquela pergunta. A verdade é que nunca chegarei a um ponto onde me sinta plenamente confortável. Acho honestamente que todo o ser humano deve ter mais expectativas do que certezas. A busca por uma eterna auto-realização é o melhor combustível para uma vida plena de sentidos.

E se assim penso, devo me manter sereno diante dessa aparente ansiedade permanente. A vida trata de premiar aqueles que possuem sonhos, que perseveram em seus objetivos e que, mesmo realizando-os constantemente, estão sempre atrás da próxima cenoura. Porque sem isso, a vida é apenas um amontoado de rotineiros momentos.

Feliz 2011 e boas cenouras pelo caminho!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Qual o efeito de um choque de juros sobre a inadimplência?

Neste exercício, exploramos a relação dinâmica entre o custo do crédito (juros na ponta) e o risco realizado (taxa de inadimplência) através de uma análise exploratória de dados e modelagem econométrica utilizando a linguagem de programação R.

Qual a relação entre benefícios sociais e a taxa de participação do mercado de trabalho?

Este exercício apresenta uma investigação econométrica sobre a persistente estagnação da taxa de participação no mercado de trabalho brasileiro no período pós-pandemia. Utilizando a linguagem R e dados públicos do IBGE e Banco Central, construímos um modelo de regressão linear múltipla com correção de erros robustos (Newey-West). A análise testa a hipótese de que o aumento real das transferências de renda (Bolsa Família/Auxílio Brasil) elevou o salário de reserva, desincentivando o retorno à força de trabalho.

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.