Três gráficos que mudarão sua opinião sobre a PEC 241...

Tenho visto muita gente sendo contra a PEC 241, aquela que busca limitar o crescimento dos gastos do governo e que deve ser votada hoje na Câmara dos Deputados. A medida é boa porque enfrenta um problema grave da economia brasileira: o crescimento constante da despesa nos últimos vinte anos. Para ilustrar, consideramos no gráfico abaixo as receitas e despesas primárias do governo central, acumuladas em 12 meses, a preços de setembro de 2016.

grafico01

Note o leitor que mesmo desconsiderada a inflação do período, a despesa primária só fez crescer, entre dezembro de 1997 e agosto de 2016. No período recente, destacado na área hachurada, a manutenção dessa tendência de crescimento combinada com a queda real da receita transformou superávit em déficit primário, como pode ser visto no segundo gráfico, abaixo.

grafico022

O efeito imediato desse comportamento é o aumento do endividamento do governo, situação capturada no terceiro gráfico, abaixo.

grafico03

Observa-se que limitar o crescimento do gasto público não é mais questão de escolha: ou fazemos isso ou voltamos à hiperinflação. Isto porque, no momento em que o governo não mais conseguir rolar essa dívida, passará a emitir moeda para financiar seus gastos, o que, naturalmente, gerará um inflação em ascensão.

_________________________________________

FONTE DOS DADOS: Banco Central e Tesouro Nacional.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.