PNAD Contínua vs. CAGED: uma análise comparativa com o R

O Brasil possui atualmente duas pesquisas principais, como aprendemos em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, sobre o mercado de trabalho. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do hoje extinto Ministério do Trabalho, cobre o fluxo mensal de admitidos e demitidos em empresas devidamente registradas. Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) dá uma dimensão mais abrangente sobre o estoque de pessoas envolvidas (ou não) no mercado de trabalho.

Pode ser interessante, nesse sentido, fazer uma comparação entre as duas pesquisas. O código abaixo, por suposto, utiliza o pacote ecoseries para pegar os dados de admitidos do CAGED diretamente do site do IPEADATA, bem como utiliza o pacote sidrar para pegar os dados da população ocupada com carteira assinada do site do SIDRA/IBGE.


library(ecoseries)
library(sidrar)

## Baixar dados
caged = ts(series_ipeadata('231410417',
periodicity = 'M')$serie_231410417$valor,
start=c(1999,05), freq=12)

po = get_sidra(api='/t/6320/n1/all/v/4090/p/all/c11913/allxt')
carteira = po$Valor[po$`Posição na ocupação e categoria do emprego no trabalho principal (Código)`=='31722']
pnad = ts(carteira, start=c(2012,03), freq=12)

Uma vez de posse desses dados, devemos dessazonalizar os dados do CAGED com o código a seguir, utilizando o pacote seasonal.

library(seasonal)
cagedsa = final(seas(caged))

Com os dados do CAGED dessazonalizados, podemos pegar uma janela dos dados, lembrando que como a PNAD Contínua refere-se a uma média móvel trimestral, há uma defasagem de três meses em relação aos dados do CAGED. O código abaixo operacionaliza.


## Window
cagedsa = window(cagedsa, start=c(2012,06))
pnad = window(pnad, end=c(2018,09))

E por fim plotamos o gráfico de correlação entre as variáveis como abaixo...

Como podemos ver, há uma correlação positiva entre os dados próxima a 0,7. Quer aprender mais sobre como usar o R para fazer esse tipo de análise? Conheça nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R. Corre lá e garanta a sua vaga!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como planejar um pipeline de previsão macroeconômica: da coleta ao dashboard

Montar um pipeline de previsão macroeconômica não é apenas uma tarefa técnica — é um exercício de integração entre dados, modelos e automação. Neste post, apresento uma visão geral de como estruturar esse processo de ponta a ponta, da coleta de dados até a construção de um dashboard interativo, que exibe previsões automatizadas de inflação, câmbio, PIB e taxa Selic.

Coletando e integrando dados do BCB, IBGE e IPEA de forma automatizada

Quem trabalha com modelagem e previsão macroeconômica sabe o quanto é demorado reunir dados de diferentes fontes — Banco Central, IBGE, IPEA, FRED, IFI... Cada um com sua API, formato, frequência e estrutura. Esse gargalo de coleta e padronização consome tempo que poderia estar sendo usado na análise, nos modelos ou na comunicação dos resultados.

Foi exatamente por isso que criamos uma rotina de coleta automatizada, que busca, trata e organiza séries temporais econômicas diretamente das APIs oficiais, pronta para ser integrada a pipelines de previsão, dashboards ou agentes de IA econometristas.

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.