Coletando dados da OCDE com o R

Como tenho dito há muito tempo nesse espaço, uma das grandes vantagens de se utilizar o R no dia a dia é poder centralizar o processo de análise de dados em um único ambiente. Desde a coleta até a comunicação dos resultados, via uma apresentação ou relatório. Para ilustrar, vou dar um exemplo real aqui. Recentemente, tive de produzir uma palestra sobre educação e uma das necessidades que tinha era comparar o gasto com educação básica e superior do Brasil com outros países. Para isso, recorri à base de dados da OCDE.

Sem o R, eu teria que acessar o site da OCDE, fazer uma pesquisa por lá até encontrar os dados que eu queria. Depois exportar para o Excel e por fim construir o gráfico que ilustraria minha apresentação no Power Point, por exemplo.

Tedioso, não é mesmo? Bom, com o R a coisa fica mais simples. Eu abri um .Rmd no RStudio e comecei a produzir a minha apresentação. No slide onde iria plotar o gráfico que eu queria, eu recorri ao pacote OECD, onde pude então coletar os dados que queria:


library(OECD)
df = get_dataset(dataset="EAG_FIN_RATIO_CATEGORY",
filter='AUS+AUT+BEL+CAN+CHL+CZE+DNK+EST+FIN+FRA+DEU+GRC+HUN+ISL+IRL+ISR+ITA+JPN+KOR+LVA+LTU+LUX+MEX+NLD+NZL+NOR+POL+PRT+SVK+SVN+ESP+SWE+CHE+TUR+GBR+USA+NMEC+ARG+BRA+COL+CRI+IND+IDN+RUS+ZAF.L1+L2T3+L5T8.FIN_PERSTUD.T.T.INST_T+INST_PUB+INST_PRIV',
start_time = '2015',
end_time = '2015')

O data frame df contém então os dados de gastos por aluno nos três níveis principais de ensino abrindo por instituições públicas, privadas e ambas. Assim, com um pouco de tratamento dos dados, cheguei ao gráfico abaixo.

Depois, foi só compilar o .Rmd e produzir a apresentação. Sem ter que abrir qualquer outro programa...

Todo esse processo, eu ensino no nosso novo Curso de Introdução ao R para Análise de Dados que abriu inscrições hoje, 06/05. O 1º lote está com 30% de desconto, mas deve acabar logo...

Interessados no código do gráfico, basta rolar a barra à direita e colocar o e-mail na nossa newsletter semanal. Toda segunda, envio o código de um dos posts mais comentados e curtidos da semana para a lista!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.