Revisões importantes no Focus às vésperas de novo COPOM

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central volta a se reunir essa semana para decidir sobre a nova taxa básica de juros. O consenso de mercado aponta para corte de 50 pontos-base, o que levará a SELIC para 5% a.a. O boletim Focus divulgado agora há pouco, diga-se, espera que a taxa básica chegue a 4,5% no final do ano, o que implica em mais um corte de mesma magnitude na próxima reunião do Comitê. Segundo os respondentes do Focus, essa taxa se mantém até o final de 2020. Há uma semana, a mediana das instituições esperava que a taxa ficasse em 4,75% a.a. ao fim de 2020.

Um dado interessante trazido pelo Focus é que o grupo TOP5 Médio Prazo espera que a Selic feche em 4% ao fim de 2020. Cenário que condiz com a expectativa de inflação abaixo da meta para o próximo ano - em torno de 3,55%. Outro ponto interessante do Focus é a revisão positiva, pela segunda semana seguida, na expectativa de crescimento para esse ano. Os dados de alta frequência recém divulgados, como alertei nesse espaço, dão conta de um 3º tri melhor do que o esperado, o que tem embasado revisões positivas nessa expectativa.

Para a semana, além do COPOM, haverá divulgação da taxa de desemprego medida pela PNAD Contínua na quinta e da produção industrial na sexta-feira. Expectativa é de redução no desemprego e aumento na margem da PIM-PF.

_______________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.