Breve nota: por que o IPCA veio estável em julho?

alimentosdesagregadoO Ministro Mantega fará pronunciamento em breve sobre o resultado do IPCA em julho. Provavelmente a presidenta falará algo também em seus discursos. O resultado de 0,03% em relação ao mês anterior será comemorado, enfim. Para economistas sérios, como nós, entretanto, o resultado de julho é explicado por alimentos e transportes. Desagregando o índice pelos nove grupos que o compõem, é possível verificar que os primeiros contribuiram com -264%, enquanto que os segundos contribuiram com -410%. Aquele explicado pelos efeitos da safra recorde que tem sido auferida nesse ano, este pelos subsídios incluídos na tarifa de transporte, por conta das manifestações. Nenhum, entretanto, fruto de resolução do processo adjacente da inflação. Até o mês passado, como notei aqui, o grupo alimentos representava 40% da variação do índice em 12 meses na média mensal: em julho esse percentual caiu para 16% (gráfico ao lado)! Entretanto, o índice cheio permanece teimosamente situado em 6,27% no acumulado em 12 meses, a despeito dessa desaceleração pontual. No segundo semestre, a acompanhar o repasse da desvalorização cambial para os preços domésticos. Será que os alimentos compensarão esse efeito?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Como usar LangGraph e LLMs para prever a inflação no Brasil

Este post apresenta um estudo de caso sobre como utilizar o LangGraph e modelos de linguagem para estruturar um sistema multiagente voltado à previsão do IPCA. O exercício cria um sistema que utiliza-se de personas analíticas que trabalham em paralelo, permitindo validar previsões, calcular métricas de erro e consolidar relatórios automatizados. A abordagem demonstra como fluxos multiagentes podem apoiar a análise econômica, oferecendo múltiplas perspectivas e maior consistência nos resultados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.