Breve nota: por que o IPCA veio estável em julho?

alimentosdesagregadoO Ministro Mantega fará pronunciamento em breve sobre o resultado do IPCA em julho. Provavelmente a presidenta falará algo também em seus discursos. O resultado de 0,03% em relação ao mês anterior será comemorado, enfim. Para economistas sérios, como nós, entretanto, o resultado de julho é explicado por alimentos e transportes. Desagregando o índice pelos nove grupos que o compõem, é possível verificar que os primeiros contribuiram com -264%, enquanto que os segundos contribuiram com -410%. Aquele explicado pelos efeitos da safra recorde que tem sido auferida nesse ano, este pelos subsídios incluídos na tarifa de transporte, por conta das manifestações. Nenhum, entretanto, fruto de resolução do processo adjacente da inflação. Até o mês passado, como notei aqui, o grupo alimentos representava 40% da variação do índice em 12 meses na média mensal: em julho esse percentual caiu para 16% (gráfico ao lado)! Entretanto, o índice cheio permanece teimosamente situado em 6,27% no acumulado em 12 meses, a despeito dessa desaceleração pontual. No segundo semestre, a acompanhar o repasse da desvalorização cambial para os preços domésticos. Será que os alimentos compensarão esse efeito?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.