Análise dos títulos do Tesouro Direto com o R

Uma das grandes vantagens de utilizar o R é poder automatizar a coleta de dados. Para ilustrar, vamos utilizar o pacote GETTDData para coletar os dados do Tesouro Direto, bem como outros pacotes do R para tratamento e visualização dos dados.


library(tidyverse)
library(tidyquant)
library(timetk)
library(scales)
library(quantmod)
library(GetTDData)
library(ecoseries)
library(RColorBrewer)

Com os pacotes carregados no meu arquivo .Rmd, posso começar a coletar os dados. Eu começo pelas NTN-B, agora nomeadas como Tesouro IPCA. O código abaixo faz o download e a leitura das planilhas.


download.TD.data('NTN-B')
ntnb <- read.TD.files(dl.folder = 'TD Files',
asset.codes = 'NTN-B')

A seguir, nós podemos visualizar alguns dos títulos que acabamos de coletar tendo como referência janeiro do ano passado.


filter(ntnb, ref.date > '2020-01-01') %>%
ggplot(aes(x=ref.date, y=yield.bid*100, colour=asset.code))+
geom_line()+
geom_hline(yintercept=0, colour='black', linetype='dashed')+
scale_x_date(breaks = date_breaks("1 month"),
labels = date_format("%b/%Y"))+
theme(axis.text.x=element_text(angle=45, hjust=1))+
labs(x='', y='% a.a.',
title='NTN-B',
caption='Fonte: Tesouro Direto')

_____________________

(*) Isso e muito mais você irá aprender no nosso Novo Curso Mercado Financeiro e Gestão de Portfólios.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.