O IGP-M volta a se descolar do FOCUS

No boletim FOCUS dessa semana, o IGP-M vê escalada de mesma magnitude da semana anterior, chegando agora a 6,57%. O IPCA, por outro lado, não acompanhou esse aumento, indicando que a variação está ocorrendo em setores de pesos diferentes para cada índice. O IGP-M dá maior peso para preços industriais, e também inclui em sua composição índices de custos de construção e de produtos de atacado agropecuários, o que o torna mais dependente de variações de preços nas primeiras etapas da cadeia de produção.

O IPCA, por outro lado, só possui preços industriais como proxy da cadeia produção em seu cálculo, e em menor peso, dando mais espaço para variáveis que afetam o consumidor final, como alimentação no domicílio e serviços. Com isso, podemos ver que a diferença entre os dois índices depende da capacidade de repasse dos custos crescentes de produção ao consumidor, através do preço final. Essa capacidade é de modo geral limitada, efeito que se exacerba com a diminuição de renda vista desde o começo de 2020. O resultado que pode ser inferido então é de que o mercado prevê um aumento do custo dos insumos industriais.


As outras variáveis apresentam pouca ou nenhuma variação na última semana, com algum otimismo para os resultados do governo, com o resultado nominal subindo de -7% para -6.85%, e para o resultado externo, com a balança comercial subindo de -19,95 para -19,66 bilhões de dólares.

O código de R desse artigo está disponível para os membros do novo Clube AM. Para saber mais, clique aqui.

____________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.