Reunião do COPOM e as expectativas de inflação

Após a reunião do COPOM de semana passada, foi anunciada a elevação da meta da taxa SELIC para 2.75%. A mudança, que desestimula a economia a curto prazo, tem o intuito de tentar controlar a escalada da inflação, de modo a evitar a necessidade de uma correção mais forte nos próximos meses. Apesar disso, as expectativas do FOCUS de semana passada continuam a se elevar, tanto para os indicadores de inflação como da SELIC, apontando para um entendimento do mercado de que a trajetória da inflação ainda é crescente, e que novas correções por parte do COPOM ainda serão necessárias.

As expectativas do IPCA para o final do ano se elevaram de 4.6 para 4.71%, com desvio-padrão de %. Para a SELIC, vemos aumento de 4.5% para 5%, com desvio-padrão de %. As outras variáveis principais não apresentaram movimentos significativos.

No setor de produção, vemos aumento do IGP e dos preços administrados, de 11.02% para 11.89% e de 6.15% para 7.26%, respectivamente. O movimento é consideravelmente maior do que o visto no IPCA, indicando que a escalada de preços está ficando mais concentrada nos preços para produção do que para o consumidor final. Por outro lado, as estimativas de produção se recuperaram, indo de 4.69% para 5.10%, indicando que a instabilidade vista na semana retrasada era passageira.

O código de R desse artigo está disponível para os membros do novo Clube AM. Para saber mais, clique aqui.

____________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.