O que o mercado esperava para a inflação 12 meses atrás?

Abro o Valor dessa segunda-feira e lá está o mercado discordando da leitura do Banco Central sobre a ociosidade da economia e consequentemente sobre a trajetória futura da inflação medida pelo IPCA. O mercado alega que o Banco Central estaria mais otimista do que deveria a cerca da recuperação da economia, o que explicaria a decisão sobre a taxa básica de juros.

O interessante é que o próprio mercado estava mais otimista do que deveria um ano atrás sobre a trajetória da inflação nesse momento.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

Para ilustrar o argumento, eu dei uma olhada nos dados do boletim Focus, que serve de base para a nossa já tradicional postagem de segunda-feira.

A ideia aqui é comparar a expectativa 12 meses antes com a inflação de hoje. Será que o mercado se sai bem?

O gráfico traz a linha vermelha que representa a expectativa de inflação 12 meses atrás para a inflação de hoje. A linha verde escura, por seu turno, traz a inflação efetivamente observada. A área azul, por fim, traz o intervalo de projeções, representado pelas expectativas mínimas e máximas do boletim Focus.

Como se vê, a expectativa média do Focus era de uma inflação em declínio a essa altura, provavelmente fruto da tal ociosidade da economia. Os choques de alimentos e de combustíveis, sobre os quais falo mais amanhã no Comentário de Conjuntura, acabaram por gerar uma trajetória diferente para a inflação.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

____________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Dashboard Financeiro com IA e Shiny Python: Análise de Dados Abertos da CVM

Este artigo apresenta um tutorial completo sobre como construir uma ferramenta de análise financeira de ponta. Utilizando Shiny for Python, demonstramos a automação da coleta de dados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) da CVM e o tratamento dessas informações com Pandas. O ponto alto do projeto é a integração da IA Generativa do Google Gemini, que atua como um assistente de análise, interpretando os dados filtrados pelo usuário e fornecendo insights contábeis e financeiros em tempo real. O resultado é um dashboard dinâmico que democratiza a análise de dados complexos e acelera a tomada de decisão.

Econometria, ML ou IA para previsão da PMS?

Prever a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) é um desafio por natureza: trata-se de uma série mensal, sujeita a volatilidade e choques que vão de fatores sazonais a mudanças estruturais no setor. Para enfrentar esse problema, realizamos um exercício de comparação entre três abordagens de modelagem: econometria tradicional (ARIMA), machine learning (XGBoost) e inteligência artificial (TimeGPT).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.