Semana de calmaria nos indicadores do FOCUS

No boletim FOCUS dessa semana, vemos uma estabilidade quase plena nas previsões, refletindo a falta de choques dos últimos dias. A única variação digna de nota é a do IGP, que aumentou de 13.15% para 14.32%, porém esse movimento parece ser apenas parte da escalada do índice que já vem ocorrendo há meses.

As expectativas do IPCA fecharam a semana com média de 5.4% e desvio-padrão de 0.35%. A SELIC continua sendo estimada com mediana de 5.50%, porém houve um aumento de seu desvio-padrão de 0.59% para 0.6%. Ao mesmo tempo, vemos que sua média continua abaixo da mediana, em 5.41%, indicando que há uma minoria no mercado que ainda vê cenários de valores mais baixos para a SELIC no final do ano. Abaixo, o gráfico das variáveis:

A maior expectativa do IGP foi de 20.17% para 19.10%, porém a média das observações tem se mantido consideravelmente acima da mediana (pelo menos 0.2%) há 8 semanas, indicando que há um menor número de observações mais elevado puxando a estimação média para cima.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

____________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que são Agentes de IA?

O que é um agente e como ele funciona? Como agentes tomam decisões usando racioncínio e planejamento? Neste artigo, nosso objetivo é investigar estas questões para construir um conhecimento fundamental sobre AI agents.

As diferentes formas de avaliar o erro de um modelo de previsão

Existem tantas siglas para métricas de desempenho de modelos preditivos que é fácil se perder na sopa de letrinhas. Neste artigo, fornecemos uma visão geral das principais métricas para avaliar e comparar modelos de regressão e classificação, usando exemplos com dados em Python.

Previsão do CPI usando text mining

Exploramos neste exercício, de forma similar a Ferreira (2022), a utilidade de tópicos latentes extraídos dos comunicados do FOMC, por um modelo LDA, na previsão da inflação norte-americana, medida pelo CPI. O objetivo é comparar um modelo econométrico simples, tal como um AR-GAP de Faust e Wright (2013), em especificações com e sem os fatores textuais.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.