Transformando os gráficos do ggplot em gifs

O gganimate é um pacote que permite extender os gráficos do ggplot para uma forma animada, em formato de vídeo ou gif. Esse tipo de visualização pode ser muito interessante, principalmente para apresentações de slides ou textos online. Para demonstrar a funcionalidade do pacote, iremos analisar o comportamento da participação da agropecuária no PIB das microrregiões do Brasil, entre 2002 e 2018. Para capturar os dados, iremos utilizar o pacote sidrar, que faz o download dos dados do IBGE. Já para plotar o mapa, utilizaremos o pacote geobr.

Além dos pacotes carregados pelo library, é necessário instalar os pacotes gifski, png e transformr.

 


#install.packages('gifski')
#install.packages('png')
#install_github("thomasp85/transformr")
library(geobr)
library(sidrar)
library(gganimate)

Além de fazer o download dos dados e dos mapas, é preciso junta-los em um mesmo dataframe por um denominador comum. No caso, utilizaremos o código IBGE da microrregião, presente em ambas as bases.

pib_agro = sidrar::get_sidra(5938,
variable = 516, #variavel e porcentagem do agro no pib
geo = "MicroRegion",
period = "all")

mapa_micro = read_micro_region()
mapa_micro$code_micro = as.character(mapa_micro$code_micro)

merged = dplyr::left_join(mapa_micro, pib_agro, by = c("code_micro" = "Microrregião Geográfica (Código)"))
merged$Ano = as.integer(merged$Ano)

Com o dataframe pronto, é possível plotar o mapa. Veja que os comandos do pacote gganimate são as duas últimas linhas. O comando transition_time faz a definição da variável que vai corresponder aos frames do vídeo. Já com o ease_aes, o pacote faz uma interpolação entre os frames para gerar uma suavização dos dados.


ggplot() +
geom_sf(data=merged, aes(fill=Valor), color= NA) +
labs(subtitle="Participação da agricultura no PIB", size=8) +
scale_fill_continuous(trans = "reverse") +
theme_minimal() +
theme(axis.title=element_blank(),
axis.text=element_blank(),
axis.ticks=element_blank()) +
labs(title = 'Year: {frame_time}') +
transition_time(Ano) +
ease_aes('linear')


Com o mapa, é possível perceber que a participação da agropecuária caiu no período de forma quase geral, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste do país, mas permanece forte em parte das regiões Centro-oeste e Norte.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar IA para sumarizar dados de demonstrações de empresas brasileiras no Python

Neste post, vamos explorar como utilizar o modelo de linguagem Gemini do Google para analisar demonstrações contábeis anuais da Eletrobras e extrair informações relevantes para tomada de decisão. Através de um código Python, vamos importar os dados direto da CVM, conectar com o Gemini e gerar resumos sobre as contas das demonstrações e perspectivas futuras sobre as finanças da empresa.

O que é Inteligência Artificial Generativa e como usar para negócios?

O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial Generativa? Como essa tecnologia pode impulsionar os resultados de uma empresa?
Nesta postagem, respondemos a essas perguntas de forma prática e objetiva, destacando os principais conceitos e demonstrando como aplicar a IA de forma estratégica para otimizar processos, reduzir custos e aumentar os ganhos do negócio.

Análise de impacto fiscal sobre o dolár com Python

Usamos uma cesta de 12 moedas para construir um cenário contrafactual da taxa de câmbio após o último anúncio de pacote fiscal, com base em modelagem Bayesiana. No período, o dolár depreciou quase 5% e passou os R$ 6,15, enquanto que na ausência da intervenção a moeda deveria estar cotada em R$ 5,78.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.