$urreal

surrealRevoltados com preços altos no Rio, internautas criam moeda $urreal, com imagem de Salvador Dalí. A primeira das funções da moeda (reserva de valor, unidade de conta e meio de troca) a se ir é a reserva de valor, a capacidade que a moeda tem de manter poder de compra ao longo do tempo. A segunda é a unidade de conta, a capacidade que a moeda possui de lastrear contratos, sendo um sintoma disso a proliferação da indexação. Por último, vai se o meio pelo qual os bens e serviços são trocados entre as pessoas. É comum em sociedades que enfrentam processos inflacionários consolidados a tentativa de se proteger, seja pedindo maiores aumentos salariais, seja repassando aumentos de custo para os preços, seja criando "quase-moedas", como os famosos cupons que são utilizados na Argentina. Nesse sentido, leitor, a notícia acima não me surpreende, como não deve surpreender quem acompanha os índices de inflação no país. Para efeitos de ilustração, de janeiro de 2008 a dezembro de 2013, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 40%: no mesmo período a inflação do CPI norte-americano acumulou alta de apenas 11%. E você acha mesmo que a inflação está sob controle no Brasil?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.