$urreal

surrealRevoltados com preços altos no Rio, internautas criam moeda $urreal, com imagem de Salvador Dalí. A primeira das funções da moeda (reserva de valor, unidade de conta e meio de troca) a se ir é a reserva de valor, a capacidade que a moeda tem de manter poder de compra ao longo do tempo. A segunda é a unidade de conta, a capacidade que a moeda possui de lastrear contratos, sendo um sintoma disso a proliferação da indexação. Por último, vai se o meio pelo qual os bens e serviços são trocados entre as pessoas. É comum em sociedades que enfrentam processos inflacionários consolidados a tentativa de se proteger, seja pedindo maiores aumentos salariais, seja repassando aumentos de custo para os preços, seja criando "quase-moedas", como os famosos cupons que são utilizados na Argentina. Nesse sentido, leitor, a notícia acima não me surpreende, como não deve surpreender quem acompanha os índices de inflação no país. Para efeitos de ilustração, de janeiro de 2008 a dezembro de 2013, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 40%: no mesmo período a inflação do CPI norte-americano acumulou alta de apenas 11%. E você acha mesmo que a inflação está sob controle no Brasil?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Simples Assistente de Pesquisa com LangGraph

O exercício utiliza o LangGraph para criar personas fictícias de analistas econômicos, entrevistá-las com um especialista fictício e, a partir dessas interações, gerar relatórios técnicos usando LLMs, buscas na web e execução paralela.

Construindo Corrective RAG (CRAG) com LangGraph

Este post explica o conceito de Agentic CRAG (Corrective Retrieval-Augmented Generation) e sua aplicação na análise das atas do COPOM. Mostramos como combinar recuperação de informações, avaliação de relevância, correção de consultas e busca externa em um fluxo estruturado com LangGraph.

Criando Personas de Analistas com LangGraph

Este post apresenta um estudo de caso sobre a criação de um assistente de pesquisa com o LangGraph, integrando o conceito de human-in-the-loop. O sistema gera personas de analistas a partir de um tema, recebe feedback humano e ajusta as respostas de forma iterativa, garantindo resultados mais precisos e personalizados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.