O furo do teto vai impedir a reeleição de Bolsonaro

A aprovação em 1º turno na Câmara da chamada "PEC dos Precatórios" é a cereja no bolo da discussão orçamentária que o mercado assiste (apreensivo) desde julho, como nos lembra Samuel Pessôa em sua última coluna. O autor enfatiza o efeito disso sobre a taxa de câmbio. De fato, estamos assistindo a grande desvalorização do câmbio nesse período, associado à piora do ambiente político. Em termos de proxy para capturar esse "ruído" produzido por Brasília, os economistas costumam recorrer ao risco-país.

Como mostra o gráfico acima, há de fato uma boa correlação entre o câmbio e o risco-país. Utilizei o prêmio de risco em Comentário de Conjuntura recente, inclusive, para construir um modelo de previsão para o câmbio. A piora do ambiente doméstico está intimamente ligado ao avanço do prêmio de risco, que por consequência, explica a desvalorização cambial.

O furo do teto está na raiz da construção de um país pior para todos, como notei no comentário da semana passada. E engana-se quem pense que o câmbio não tem a ver com isso. A taxa de câmbio é crucial sob diversos aspectos, entre eles a inflação. Um câmbio mais depreciado gera mais inflação, que afeta sobremaneira os mais pobres.

O ruído causado por Brasília sobre o câmbio, no frigir dos ovos, vai gerar um país pior para todos, mas especialmente para os mais pobres.

O furo do teto com fins eleitorais, portanto, acabará sendo um tiro no pé do governo, porque vai atrasar a recuperação da economia, mantendo o desemprego elevado por mais tempo e, no fim, afetando a própria reeleição.

Mas quem disse que os populistas são inteligentes para entender algo tão sofisticado assim?

________________________
(*) Para entender mais sobre risco, câmbio e previsões, confira nossos Cursos de Macroeconomia Aplicada.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Introdução ao LangGraph

LangGraph é um framework em Python desenvolvido para gerenciar o fluxo de controle de aplicações que integram um modelo de linguagem (LLM). Com ele podemos construir Agentes de IA robustos e previsíveis.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.