Expectativas de inflação: para o alto e avante!

expinf2014As expectativas de inflação dispararam nas últimas semanas. Elas se descolaram da casa de 6% do início do ano para 6,27%, nesse fim de março, para 2014. Para os próximos 12 meses elas chegam a 6,38%. Para 2015 também houve leve aumento: da casa de 5,7% para 5,85%. Os motivos são: i) o aumento dos preços administrados; ii) a sequência de nível elevado nos preços dos serviços (apesar de algum recuo na margem); iii) choque de alimentos. O último eu tratei no post anterior. Utilizando o critério de intervalos baseados na mediana e no desvio-padrão, é possível verificar que o choque no atacado ainda não foi repassado para o varejo. Se tomarmos a contribuição mensal do grupo alimentos e bebidas e dividirmos essa contribuição pelo desvio-padrão da série, os mesmos resultados são observados. Por ambas as medidas, inclusive, é possível captar os grandes choques de alimentos no período recente, como pode ser observado no gráfico abaixo.

dispersão

Apesar de ainda não podermos comparar o atual momento dos alimentos com os choques de 2012/13, 2010 e 2007/08, observa-se que a contribuição mensal, medida em desvios-padrão, saiu de 0,7 em fevereiro para 1,4 em março - o círculo em azul do gráfico. Ela havia sido de 1,2 em janeiro. Não é, ainda, um efeito dos problemas nas commodities, mas da estiagem no Brasil, que prejudica alimentos in natura, concentrados nos itens tubérculos, raízes e legumes (13,24% em março) hortaliças e verduras (12,72%).  Esse aumento, entretanto, não preocupa muito, dado que o ciclo de produtos in natura é bastante curto. O aumento de preços incentiva produtores a produzirem mais, o que reduz os preços no período seguinte. Um problema maior é, justamente, uma elevação nas commodities, que possuem efeitos secundários sobre outros preços da economia.

Em assim sendo, a piora nas expectativas tende a ser arrefecida, em algum grau, quando tivermos maiores informações sobre a real dimensão desse choque de oferta. Um fator de pressão mais perene, entretanto, é o comportamento dos preços administrados e dos serviços, que mostram tendência de elevação ao longo do ano, dado o advento da copa do mundo e o represamento dos administrados nos últimos anos. De todo modo, é um canal importante que tem sido obstruído para a transmissão do ciclo de contração monetária. Em CNTPs significa que o Copom deveria levar esse ponto em consideração na próxima reunião.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.