Palestra: Capitalismo de Estado vs. Empreendedorismo.

palestraNa próxima terça-feira, 8/4, às 16h, eu farei uma apresentação sobre Capitalismo de Estado ou Empreendedorismo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A ideia é discutir três temas. O primeiro é a diferença entre economias que valorizam o empreendedorismo e as que, por outro lado, preferem a direção do Estado. Buscar-se-à responder o que, afinal, é capitalismo de Estado e o que é uma economia baseada no empreendedorismo. As características entre um e outro grupo são bastante distintas. O segundo bloco é empírico, associando as características de cada grupo de países com maior ou menor desenvolvimento econômico e social. Países que seguiram o capitalismo de Estado são mais desenvolvidos do que países que incentivaram as ações empreendedoras dos indivíduos? Por fim, mostrarei alguns aspectos da nova matriz econômica do governo Dilma Rousseff, associando ao que é considerado na literatura como capitalismo de estado. Uma ampla gama de dados será exposta, procurando responder se a mudança na política macroeconômica trouxe benefícios para o país. A palestra faz parte do projeto IMIL na Sala de Aula e é uma oportunidade de discutir o momento político e macroeconômico do Brasil, em meio ao calendário eleitoral. Quem estiver pelo Rio, será muito bem vindo. Maiores informações, clique no banner ao lado.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.