Google Trends e previsão do desemprego no Brasil

A pandemia do coronavírus impôs diversos desafios para a humanidade, nos mais diferentes campos. Em termos de previsão de variáveis macroeconômicas, não é diferente. O ajuste dos modelos tem sido um desafio para economistas e analistas de mercado, que possuem a árdua e ingrata tarefa de antecipar eventos futuros. Pensando nisso, nesse Comentário de Conjuntura buscamos implementar um modelo de previsão para a taxa de desemprego medida pela PNAD Contínua que utiliza termos de busca do Google Trends.

A base de dados do Google Trends é hoje em dia bastante conhecida por especialistas que se dedicam à tarefa de forecasting, tendo um amplo conjunto de artigos e papers que fazem uso da mesma para esse fim. D´Amuri e Marcucci, 2017, por exemplo, fazem uso dessa base para construir um modelo de previsão para o desemprego nos Estados Unidos. Os resultados encontrados sugerem que essa base de dados é um bom preditor para a taxa de desemprego norte-americana.

Tendo o mesmo objetivo que os autores, nós revisamos um modelo de cointegração para o desemprego que inclui os termos de busca empregos seguro desemprego, que são ilustrados acima. A inclusão do termo seguro desemprego procura "tratar" o efeito pandemia, que causou um forte choque sobre a taxa de desemprego medida pela PNAD Contínua, como pode ser visto abaixo.

Além dos termos de busca do GT, também adicionamos mais algumas co-variáveis ao modelo, listadas a seguir.

O modelo é implementado, então, no R, com o auxílio da biblioteca vars e uso da metodologia de Johansen. A seguir, um gráfico que apresenta a previsão fora da amostra considerada.

Os códigos que implementam o exercício estão disponíveis para os membros do Clube AM.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.