Coletando dados da SELIC com o Python

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, configurando-se como um dos principais instrumentos de política monetária no país. Neste post de hoje, mostramos como é possível obter os dados da Taxa Selic Meta utilizando o Python.

Para obter os dados da Taxa Selic Meta, é necessário utilizarmos a biblioteca {python-bcb}, em conjunto com seu módulo sgs, de forma que possamos importar os dados do Sistema Gerenciador de Séries Temporais do Banco Central (SGS).

Portanto, iremos instalar e carregar as bibliotecas necessárias.

Em seguida, devemos buscar o código da série da Taxa Meta Selic no site do SGS, que é disponibilizado pelo código 432. Com o código em mãos, utilizamos a função sgs.get(), com argumentos 'selic' (para o nome da coluna no data frame importado) e '432', referente ao código para a importação. Veja que configuramos um período de início, a partir de 2010.

Será importado um Data Frame, no qual poderemos realizar manipulações e visualizações.

________________________________________

Quer saber mais?

Veja nossos cursos de Macroeconomia através da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.