Taxa de juros neutra

No mercado e mesmo na parte corporativa da academia - aqueles professores e faculdades que prestam algum tipo de consultoria, como o Ibre/FGV - era consensualmente aceito que a atual taxa de juros neutra da economia brasileira situava-se no intervalo entre 4,5% e 5,5%. Essa referência era dada por um estudo do FMI de outubro de 2012, entre diferentes métodos de estimação. Atualmente, a taxa de juros real está bem próxima disso: pela média do swap pré-DI 360 de abril, deflacionada pela expectativa para o IPCA 12 meses a frente, o juro real ficou em 5,1%. A Selic deflacionada ficou em 4,6%. Ou seja, bem próximas ao limite inferior da "zona de juro neutro". Ocorre que, como sabe o estudante de economia, a taxa de juros neutra, aquela que não pressiona a inflação, muda ao longo do tempo. Desse modo, em estudo publicado esse mês por dois membros do mesmo FMI, a taxa neutra situa-se entre 3% e 4%. Como o Banco Central vem comunicando desde o ano passado sua intenção em parar o atual ciclo de contração - algo que deve fazer na quarta-feira - é muito provável que essa seja sua própria referência para a taxa neutra brasileira. Se é assim, a política monetária já estaria em zona de contração há alguns meses. Faltou apenas combinar com as expectativas. O artigo antigo aqui e o novo aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente Analista Financeiro com LangGraph e Dados da CVM

Este post apresenta a construção de um sistema multiagente para análise financeira automatizada com LangGraph. A partir dos dados das demonstrações contábeis da CVM, mostramos como agentes especializados podem interpretar perguntas, consultar bancos de dados e gerar análises financeiras, simulando o trabalho de um analista.

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.