Como criar um Portfólio em Ciência de Dados? (Parte 02)

No post de hoje, iremos continuar nossa série de postagens de como criar um portfólio em Ciência de Dados. No último post, aprendemos como funciona o Github, o seu propósito e suas funcionalidades básicas. Neste post, aprenderemos a como utilizar o Quarto, um software construído pelo Rstudio, que possui como finalidade a criação de diversos tipos de documentos através de linguagens como o R, o Python e Julia. Utilizaremos o aplicativo para construir nosso modelo base de Blog para colocar nossas análises online.

O Quarto possibilita a criação de documentos PDF, HTML, MS Word, ePub, Websites, Blogs, Slides entre diversos outros, utilizando o R, o Python e o Julia. Além das diversas opções, a sua simplicidade e facilidade de uso e aprendizado possibilita qualquer usuário a criar documentos.

Através do Quarto, iremos criar nosso documento Blog, onde manteremos nossas análises. Posteriormente aprenderemos a como manter online através do Github, mas antes, vamos focar no aplicativo do Rstudio.

Todos esses passos são ensinados com vídeo comentados para assinantes do Clube AM, o repositório especial da Análise Macro, onde postamos exercícios e códigos.

Como baixar o Quarto

O Quarto pode ser utilizado com diferentes linguagens e também por meio de diversos IDEs: VS Code; Rstudio; Jupyter e Text Editor, neste post, ensinaremos a utilizar o aplicativo através do Rstudio e do VS Code.

Rstudio

Para baixar o Quarto e utilizar com o Rstudio é necessário, obviamente, obter o Rstudio em sua máquina. Após isso, é necessário realizar o download direto do site (através do ícone de download da imagem acima) do aplicativo e instalar em sua máquina. Após isso, automaticamente, o Quarto estará integrado com o Rstudio.

VS Code

Com o VS Code, é necessário utilizar o Marketplace do software para instalar e integrar o Quarto. Dentro da aba do Marketplace, é só realizar a pesquisa por Quarto e clicar em "Install".

 

Quarto e o arquivo. qmd

O script criado pelo Quarto possui o formato .qmd, e seu layout possui uma configuração YAML, um corpo de texto escrito em Markdown e os respectivos blocos de códigos sendo criados por meio do R, Python e Julia.

Rstudio

Para criar um documento .qmd com o Rstudio, deve-se seguir o seguinte passos:  File -> New File -> Quarto Document/Quarto Presentation. Em seguida, é necessário escolher o tipo de documento resultante da renderização (HTML, PDF e Word) e a engine, sendo o knitr para o R e o Jupyter para o Python 3.

 

VS Code

Para criar um arquivo .qmd com o VS Code, utilizamos a aba File -> New File -> Quarto Document (qmd) / Quarto Notebook (ipnyb).

Criando um Blog

Rstudio

Para criar um Blog com o Rstudio, é necessário somente seguir: File -> New Project -> New Directory -> Quarto Blog -> Escolher o nome do diretório e criar.

Veja na imagem na aba lateral inferior esquerda o conteúdo da pasta, com arquivos .qmd, .yml entre diversos outros. Eles são os arquivos chaves para a criação de um Blog.

Ao clicar em "Render" obteremos o resultado do Blogg, possuindo informações padrão contidas na pasta criada.

Podemos alterar drasticamente o layout do Blog por meio das funcionalidade oferecidas pelo próprio Quarto, alterando os arquivos contidos na pasta, mas deixaremos desta forma por enquanto.

VS Code

Com o VS Code, é necessário utilizar o terminal, digitando o código do Quarto diretamente no Console (também é possível utilizar o terminal Windows Shell diretamente, bem como o do Rstudio).

Repare aba lateral esquerda na pasta nomedoblog, o resultado será os mesmo arquivos criados no Rstudio.  Ao abrirmos o arquivo index.qmd e o renderizar em Render também obteremos o resultado de um Blog em uma página HTML.

Inserindo código no Blog e Publicando

Seguindo os passos acima, conseguimos criar um documento em Blog! Nos próximos post aprenderemos a criar uma página online para o documento utilizando o Github Pages, bem como utilizaremos um repositório do Github para manter os códigos de nossas análises que estarão dentro do Blog.

___________________________________

Quer saber mais?

Veja nossos cursos da trilha de Ciência de dados para Economia e Finanças e também veja nosso vídeo explicativo do post sendo membro do Clube AM.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Ancoragem de Expectativas da Inflação no Brasil: uma avaliação utilizando a linguagem de programação R

Expectativas ancoradas significam que a inflação permanece próxima da meta mesmo após choques relevantes, tornando menos custosa a atuação do Banco Central no combate a pressões inflacionárias. Neste exercício, analisamos diferentes medidas para avaliar a ancoragem das expectativas no Brasil, utilizando a linguagem de programação R como ferramenta para a construção desse exercício, realizando a coleta, tratamento, cálculos e visualização dos resultados.

Como fazer previsões para a inflação desagregada medida pelo IPCA?

Neste artigo investigamos se a previsão desagregada da inflação é capaz de gerar previsões mais acuradas do que a previsão agregada. Utilizamos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como medida de interesse, aplicando um modelo simples e um modelo de passeio aleatório para comparação. Todo o processo pode ser feito de maneira automatizada utilizando a linguagem de programação R.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.