O objetivo do post de hoje será mostrar como o R pode ser uma ferramenta útil na análise de dados contábeis, tomando como amostra no exemplo dados de empresas brasileiras de energia elétrica.
Dados contábeis são informações financeiras que registram as transações de uma empresa. Esses dados incluem informações sobre receitas, despesas, ativos, passivos, patrimônio líquido e lucros ou prejuízos. A contabilidade é a disciplina responsável por coletar, registrar, classificar e analisar esses dados contábeis.
Os dados contábeis são importantes para a tomada de decisões empresariais, pois fornecem informações precisas e confiáveis sobre a saúde financeira de uma empresa. Por meio de demonstrações financeiras, como o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, os investidores, acionistas, credores e outras partes interessadas podem avaliar a posição financeira de uma empresa e tomar decisões informadas.
É possível avaliar facilmente dados contábeis de empresas listadas na Bolsa de Valores, por meio de dados disponibilizados pela CVM. No caso abaixo, mostraremos como capturar dados de um setor de atividade da economia brasileira, as empresas de energia elétrica, como forma de demonstrar como é possível criar uma amostra de dados com o objetivo de comparar diferentes empresas.
Demonstrações Financeiras Padronizadas
Antes de buscar os dados, devemos entender a sua fonte. Os demonstrativos das empresas listadas na B3 são reunidas no que é conhecido como Demonstrações Financeiras Padronizadas, um documento de encaminhamento periódico que as empresas realizam para a CVM.
As demonstrações financeiras devem ser enviadas e elaboradas de acordo com as regras contábeis das instruções da CVM.
Entre os demonstrativos enviados de acordo com a DFP, temos:
- Balanço Patrimonial Ativo (BPA)
- Balanço Patrimonial Passivo (BPP)
- Demonstração de Fluxo de Caixa - Método Direto (DFC-MD)
- Demonstração de Fluxo de Caixa - Método Indireto (DFC-MI)
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
- Demonstração de Resultado Abrangente (DRA)
- Demonstração de Resultado (DRE)
- Demonstração de Valor Adicionado (DVA)
Dados da CVM - Site
As informações sobre a DFP podem ser acessadas através do site de Portal de dados da CVM, bem como o histórico de dados desde 2011.
https://dados.cvm.gov.br/dataset/cia_aberta-doc-dfp
Para acessar o histórico, basta clicar em Histórico desde 2010 (incluindo arquivos não sujeitos à política de atualização), que redirecionará para uma página contendo o download dos arquivos zipados por ano.
Certamente são arquivos que possuem um peso considerável, bem como há dentro desses arquivos zipado diversos outros arquivos que podem tornar nosso trabalho difícil.
Para facilitar a importação, podemos utilizar o pacote {GetDFPData2} criado por Marcelo S. Perlin com o intuito de tornar mais fácil a coleta dos dados da DFP.
A construção de todos os procedimentos para a coleta e criação dos gráficos abaixo você pode obter fazendo parte do Clube AM, o repositório especial de códigos da Análise Macro.
Para aqueles que desejam aprender mais sobre como coletar e analisar dados contábeis de empresas brasileiras, veja o curso de Análise de Demonstrativos Financeiros da Análise Macro
Exemplo no R
No R, vamos coletar os dados da DFP de empresas de energia elétricas. Mas como vamos definir essa amostra? Podemos fazer isso de forma preliminar, usando o pacote {GetFREData}, que permite buscar os dados de todas empresas no banco de dados da CVM, e uma vez que tenhamos importados os dados, fazemos os seguintes filtro: empresas com situação de registro ativo, que são comercializadas na bolsa de valores e do setor de atividade de energia elétrica.
Com isso, conseguimos obter os dados dos códigos CVMs das empresas e importar os dados da DFP. Vejamos abaixo os resultados.
Balanço Patrimonial Ativo
Ativo Total
Ativo Circulante
Ativo circulante e não circulante
Balanço Patrimonial Passivo
Obrigações sociais e trabalhistas
Demonstração de resultado de exercício
Lucro líquido
_____________________
Quer saber mais?
Veja nossa trilha de cursos de Finanças Quantitativas e o curso de Análise de Demonstrativos Financeiros da Análise Macro