Estimando uma Curva IS no Python

A curva IS é uma curva de demanda agregada da economia, descrevendo o equilíbrio no mercado de bens e serviços, sendo expressa pelo hiato do produto em função de suas próprias defasagens, da taxa real de juros e do resultado primário. Vejamos neste post a implementação da Curva IS utilizando o Python.

O objetivo do exercício será estimar uma versão da Curva IS do Modelo Semiestrutural de Pequeno Porte do BCB descrito nesse Relatório, conforme a equação descrita abaixo:

    $$h_t = \beta_0 + \sum_{i>0} \beta_{1i} h_{t-1} + \sum_{j>0} \beta_{2j} r_{t-j} +\sum_{k > 0} \beta_{3k} \Delta sup_{t-k} + u_t$$

Basicamente, a Curva IS estimada irá descrever a dinâmica do hiato do produto com base em suas próprias defasagens, da taxa de juros real ex-ante e da variação do superávit primário.

Para obter o código do modelo abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

_____________________________________
Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada  e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como coletar dados de conjuntura do setor externo com Python

Toda e qualquer economia de mercado deve ter algum contato, menor ou maior, a depender de diversos fatores, com o resto do mundo. Convencionou-se, nesse contexto, a designar como setor externo a área da análise de conjuntura onde são compiladas e analisadas as transações comerciais e financeiras que são feitas entre residentes e não residentes de um determinado país. Neste artigo mostramos rotinas simples para analisar dados de taxa de câmbio e do balanço de pagamentos usando Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.