Ancoragem de Expectativas no Python

Expectativas ancoradas, significando a manutenção da inflação em torno de um valor próximo da meta, inclusive após a ocorrência de choques relevantes, tornam menos custosa a ação do Banco Central no combate a pressões inflacionárias. No post de hoje, verificamos a ancoragem de expectativas para diferentes horizontes utilizando o Python como ferramenta para a construção do exercício.

O Boletim Focus permite extrair as expectativas de agentes para diferentes horizontes de diferentes indicadores, incluindo o IPCA, medida oficial de inflação no Brasil. A cada período de tempo, os agentes divulgam os valores que entendem que será o indicador no futuro em diferentes horizontes, e que tal valor, obviamente se altera, devido a mudanças de condições da economia.

Expectativas Ancoradas significam que o valor dessas expectativas estejam, no horizonte relevante, próximo da meta de inflação ou mesmo constantes durante o período de referência, principalmente a do ano corrente, que tem efeito sobre os horizonte futuros. Entretanto, quando há a ocorrência de mudanças súbitas nos valores das expectativas de IPCA, temos portanto, surpresas inflacionárias, e consequentemente a desancoragem de expectativas.

Para estimar uma medida de sensibilidade a surpresas inflacionárias, devemos verificar o impacto que variações nas expectativas para o ano corrente provocam sobre as expectativas para prazos mais longos. Na presença de expectativas bem ancoradas, deve haver baixa relação (co-movimento) entre as expectativas de inflação de longo prazo e as de curto prazo, em que estas últimas capturariam surpresas inflacionárias.

Em termos econométricos, essa sensibilidade é calculada a partir do coeficiente \beta, de acordo com a equação abaixo:

    \[\Delta \pi_t^{e,h} = \alpha + \beta^h \Delta \pi_t^{e,0} + \epsilon_t\]

onde h = 1, ... , 4 é o horizonte (em anos) para o qual foram formadas as expectativas.

Portanto, quanto maior o coeficiente \beta menos ancoradas as expectativas, ou seja, maior a resposta das expectativas de longo prazo a surpresas inflacionárias. Como o interesse é na evolução deste coeficiente ao longo do tempo, as estimações são realizadas a partir de janelas móveis de 60 meses.

Construção do modelo econométrico no Python

Para obter todo o código do processo de criação do modelo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

Para a construção do exercício utilizamos o Python, seguindo etapas relativas ao processo de análise de dados. Estas etapas são:

1. Carregamento das bibliotecas do Python;
2. Coleta e tratamento dos dados das expectativas de inflação anuais;
3. Especificação e ajuste do modelo econométrico em janelas deslizantes de 60 meses;
4. Visualização do coeficiente \beta extraído do modelo.

A partir das etapas acima, temos como resultado o gráfico abaixo, que demonstra o coeficiente \beta estimado, ou seja, medida de sensibilidade a surpresas inflacionárias.

Veja que para facilitar o entendimento das surpresas, foi extraído o coeficiente para diferentes horizontes, bem como foi elencado no gráfico os mandatos de cada presidente do Banco Central após 2007: Henrique Meirelles, Tombini, Ilan Goldafajn e RCN, permitindo a comparação e o entendimento da ancoragem em diferentes períodos.

A partir dos resultados, é possível realizar a análise que se deseja para diferentes horizontes e tomar conclusões sobre os acontecimentos da conjuntura do período, bem como as decisões dos presidentes na época.

_____________________________________
Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada  e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise de impacto fiscal sobre o dolár com Python

Usamos uma cesta de 12 moedas para construir um cenário contrafactual da taxa de câmbio após o último anúncio de pacote fiscal, com base em modelagem Bayesiana. No período, o dolár depreciou quase 5% e passou os R$ 6,15, enquanto que na ausência da intervenção a moeda deveria estar cotada em R$ 5,78.

Resultado IBC-br - Outubro/2024

A Análise Macro apresenta os resultados da IBC-br de Outubro de 2024, com gráficos elaborados em Python para coleta, tratamento e visualização de dados. Todo o conteúdo, disponível exclusivamente no Clube AM, foi desenvolvido com base nos métodos ensinados nos cursos da Análise Macro, permitindo aos assinantes acesso aos códigos e replicação das análises.

Resultado PMC - Outubro/2024

A Análise Macro apresenta os resultados da PMC de Outubro de 2024, com gráficos elaborados em Python para coleta, tratamento e visualização de dados. Todo o conteúdo, disponível exclusivamente no Clube AM, foi desenvolvido com base nos métodos ensinados nos cursos da Análise Macro, permitindo aos assinantes acesso aos códigos e replicação das análises.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.